Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios
Ao serem expostos ao calor excessivo e aos raios solares, os cabelos tendem a desenvolver quadros de ressecamento e ficam mais propensos aos sinais de frizz, pontas duplas, opacidade e quebra.
O leave-in com proteção térmica surge como uma solução para impedir tais danos motivados pelo calor, sendo indicado não só na etapa de finalização, como também nos dias quentes do verão, quando a exposição ao sol é mais frequente.
Neste artigo, contamos tudo o que você precisa saber sobre esse produto e mostramos qual é a importância de proteger os cabelos contra o calor. Por isso, se você deseja se aprofundar no tema e quer se preparar para a estação mais quente do ano, confira o conteúdo a seguir!
Rico em propriedades hidratantes, o leave-in é um produto de finalização que atua como um complemento aos tratamentos realizados no cronograma capilar, oferecendo muito mais força, maciez, brilho e movimento aos cabelos.
Justamente por atuar na hidratação dos fios, o leave-in é um poderoso aliado no controle dos quadros de ressecamento. Inclusive, as principais funcionalidades do produto é reduzir o frizz e reparar as pontas duplas – que são as principais características de um fio desidratado.
Em geral, os leave-ins devem ser utilizados logo após o banho, com os cabelos ainda úmidos. Porém, existem alguns leave-ins que podem ser aplicados nos cabelos secos em qualquer momento do dia. Tudo vai depender da fórmula desenvolvida pelo fabricante.
O termo leave-in é o mais conhecido, mas o produto também pode ser encontrado no mercado da beleza como creme de pentear ou como protetor térmico – que é a versão na qual falaremos neste artigo.
O leave-in com proteção térmica é a alternativa oferecida pelo mercado da beleza para driblar os danos causados pelo sol e pelas ferramentas de modelar – como secadores, difusores, pranchas e modeladores.
Como o próprio nome sugere, o leave-in com proteção térmica é um cosmético termoprotetor cuja principal função é proteger os cabelos contra as altas temperaturas – sejam elas emitidas pelo Sol ou pelas fontes de calor encontradas na etapa de finalização capilar.
O protetor térmico atua de forma a construir uma película protetora em volta do fio, que vai defendê-lo contra os danos causados pelo calor, deixando os cabelos livres de queimaduras e longe dos sinais de ressecamento – como frizz, opacidade, aspereza e pontas duplas.
Ao construir essa película de proteção, o protetor térmico é capaz de controlar a porosidade do fio e impedir a abertura das cutículas, conservando os nutrientes dentro da fibra capilar e prolongando o aspecto saudável conquistado nos tratamentos de hidratação e nutrição.
Ademais, por se tratar de um leave-in, o protetor térmico também consegue atuar como um complemento à hidratação, já que é enriquecido com propriedades emolientes responsáveis por intensificar a maciez e o brilho conquistados anteriormente.
O calor é um dos grandes inimigos dos cabelos. Além de provocar queimaduras e deixar os fios com aquela textura áspera, o calor também é capaz de desregular as glândulas sebáceas e favorecer o surgimento dos quadros de oleosidade excessiva, deixando os cabelos com um aspecto pesado e mais propensos à queda.
E se engana quem pensa que os malefícios param por aqui. Dentre todos os danos causados pelo calor excessivo, o principal está ligado à abertura das cutículas, que é uma das principais motivadoras dos quadros de desnutrição.
Uma vez abertas, as cutículas deixam de reter nutrientes e fazem com que os fios fiquem mais propensos à perda de substâncias importantes para o desenvolvimento do fio, colocando-o mais próximo dos sinais de enfraquecimento e ressecamento.
Assim como o calor emitido pelas ferramentas de modelar, as altas temperaturas irradiadas pelo Sol também têm o potencial de comprometer o equilíbrio dos cabelos.
Além de provocar todos esses danos citados acima, a radiação ultravioleta também consegue afetar a cor dos cabelos coloridos por tinturas e tonalizantes. Uma vez abertas, as cutículas acabam perdendo os pigmentos depositados sobre os fios, fazendo com que o desbotamento da cor seja mais rápido do que o normal.
O leave-in com proteção térmica deve ser desenvolvido com ativos hidratantes, propriedades nutritivas e com agentes que ofereçam essa proteção solar e térmica.
Falando especificamente de ativos hidratantes, podem ser adicionados ingredientes como água termal, vitamina E e aloe vera, que são conhecidos por “refrescar” o fio e melhorar o seu condicionamento, conferindo mais maciez, brilho e leveza.
Agora, voltando o foco para as propriedades nutritivas, pode ser considerado o uso de óleos e manteigas vegetais que, além de controlar a porosidade do fio e favorecer o alinhamento das cutículas, também vão proteger os cabelos contra agressores externos.
A Stoa Indústria conta com um time de Pesquisa e Desenvolvimento preparado para atender às demandas da sua marca.
Dentre os produtos desenvolvidos pelo setor, o leave-in assume um papel de protagonismo na categoria de tratamento capilar.
Acesse a main page do nosso site e saiba como produzir o perfume para cabelo perfeito para a sua marca de cosméticos. Esperamos pela sua visita!