Por favor ative o JS

Selos e certificações para cosméticos: entenda sobre

Banner Selos e certificações para cosméticos: entenda sobre

Se você anda observando o momento de compra atual do setor cosmetológico, muito provavelmente já pôde notar uma mudança no perfil dos consumidores.

Seja por motivos pessoais, ligados à saúde ou pensando na preservação do meio ambiente, a tendência por produtos naturais e suas procedências têm crescido bastante entre os amantes da beleza.

Tanto que foram criados alguns selos e certificações para cosméticos capazes de comprovar que determinado produto, processo ou serviço obedece aos requisitos ligados à sustentabilidade.

Porém, justamente por representar uma demanda bastante recente no mercado, ainda existem uma série de dúvidas a respeito da finalidade desses selos e certificações.

Pensando em sanar esses questionamentos, trouxemos neste post algumas informações básicas que você precisa saber sobre o tema. Confira!

Qual é a importância dos Selos e Certificações?

Os selos e certificações para cosméticos foram criados a fim de garantir ao consumidor que os produtos adquiridos apresentem atributos voltados à sustentabilidade. Os selos só podem ser estampados nos rótulos e embalagens quando as marcas, de fato, cumprem com determinadas especificações.

A importância de ter um selo anexado aos produtos comercializados pela sua empresa está ligada ao comportamento de compra dos consumidores. Com o aumento da demanda de produtos mais ecológicos, muitas marcas têm aproveitado para surfar nessa onda que pede por mais sustentabilidade a fim de potencializar as vendas de seus cosméticos.

A identificação desses selos e certificações para cosméticos nas embalagens, permite que o cliente associe o significado daquele selo com as características que o produto oferece, facilitando a comunicação visual com o consumidor final.

Selos e Certificações para cosméticos mais comuns do mercado

Existem inúmeros selos e certificações no mercado cosmetológico. Abaixo, destacamos os que são mais utilizados pelas empresas. Confira:

  • Ecocert: Representa as empresas que, de alguma forma, se comprometem com o desenvolvimento de agriculturas orgânicas e sustentáveis.
  • Certified Vegan: Assegura ao consumidor que aquele produto não foi testado em animais e não conta com ingredientes de origem animal em sua composição.
  • Cruelty Free: Apresenta a mesma proposta que o selo Certified Vegan e assegura que não houve nenhum sofrimento animal para a produção daquele produto.
  • FSC (Forest Stewardship Council): Assegura que os papéis e embalagens utilizados são recicláveis e biodegradáveis e seguem um processo produtivo ecologicamente adequado, socialmente justo e economicamente acessível.
  • ISSO 22716: Comprova que a empresa fabricante segue todas as diretrizes de fabricação, controle, armazenamento e distribuição durante a produção dos cosméticos.
  • Fair Trade: Garante condições justas de trabalho, preços acessíveis para a colheita dos agricultores e opta por um processo de produção sustentável, orgânico e familiar.
  • Campaign for Safe Cosmetics: Atesta que não foram utilizadas substâncias químicas que possam causar câncer ou outras doenças consideradas graves.
  • USDA Organic: Significa que o produto possui uma fórmula 100% orgânica ou pelo menos utilizada 95% de ingredientes orgânicos em sua composição.
  • Cosmetic Bio: Assegura que os cosméticos possuem, no mínimo, 95% de ingredientes naturais, não possuem organismos geneticamente modificados, corantes, petroquímicos, perfumes sintéticos e conservantes sintéticos – como parabenos e o fenoxietanol.

Deixa a Stoa te ajudar nesse processo!

Sabia que dos serviços oferecidos pela Stoa Indústria está ligado justamente à parte de Produção e Desenvolvimento dos produtos cosméticos?

Com a nossa ajuda, a sua empresa consegue adquirir selos e certificações sem grandes burocracias. Acesse nosso site e saiba mais sobre esse serviço!



Últimos posts

Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios Óleos essenciais para tratamentos capilares Como aumentar vendas no dia dos namorados? Entenda Cosméticos veganos: conheça os principais benefícios para a pele Saiba tudo sobre detox capilar Silício inteligente: o que é e como funciona? Descubra a origem do consumo de cosméticos orgânicos e por que eles estão ganhando popularidade no mercado Produtos para comercializar no ramo de cosméticos Diferenças entre ácido lático e ácido tanino Confira os produtos essenciais para pele e cabelo no outono Terceirização de cosméticos: dicas para quem quer empreender Carnaval: 5 dicas de cuidados com o cabelo Conheça 5 filmes inspiradores sobre empreendedorismo Mulheres empreendedoras no ramo de cosméticos Dia do profissional da beleza: reconhecimento e valorização Perfis dos consumidores de beleza em 2023 Nanotecnologia nos cosméticos: o que é? Como ela atua? Leave-in capilar durante o verão: por que usar? Cosméticos naturais, orgânicos e veganos: qual a diferença? Identidade visual: qual a importância para sua marca de cosméticos? Como regularizar um produto cosmético na Anvisa? Saiba mais! Ácido Lático: por que é usado em cosméticos? Máscara de hidratação capilar: veja porque investir neste produto Produtos essenciais para os cuidados capilares Indústria de cosméticos com ações sustentáveis