Por favor ative o JS

Saiba quais são as tendências de cosméticos para 2022

Banner Saiba quais são as tendências de cosméticos para 2022

Engana-se quem pensa que o mercado de beleza brasileiro retrocedeu devido ao isolamento social. Mesmo que as pessoas estejam passando mais tempo dentro de casa, a indústria destinada a esse setor manteve-se em alta e preservou o seu pódio de 4º lugar no ranking de maiores mercados de beleza do mundo com as principais tendências de cosméticos!

Com o crescimento dos canais digitais e com a preocupação por uma rotina mais saudável, muitas pessoas enxergaram os rituais de beleza como uma forma de autocuidado.

Seja para passar o tempo ou simplesmente para cuidar um pouquinho mais de si, muitos beauty lovers potencializaram suas agendas de cuidado e continuaram consumindo produtos cosméticos no período pandêmico.

Neste post, falamos um pouco mais sobre o desenvolvimento desse setor e preparamos um conteúdo completo para que você fique por dentro das principais tendências de cosméticos para o ano de 2022. Afinal, vale a pena investir nesse mercado? Confira a seguir!

O crescimento do mercado frente à pandemia do novo coronavírus!

O segmento da beleza sempre permaneceu em alta nas terras tupiniquins. Não é à toa que o Brasil ocupa a 4ª posição no ranking dos maiores mercados de beleza e cuidados pessoais do mundo.

E isso não mudou com a pandemia do novo coronavírus. Segundo as métricas levantadas pelo Painel de Dados de Mercado da Associação Brasileira da Indústria e Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor cresceu consideravelmente dentro do período de isolamento social.

Comparado aos meses entre janeiro e outubro, o mercado teve um crescimento de 5% no setor de higiene pessoal, 9,3% em perfumaria, 1,2% em cosméticos e 15,2% em tissue – que é o segmento que contempla os fabricantes de papel higiênico, lenços umedecidos, guardanapos e lenços de papel.

Esse crescimento no setor de higiene pessoal está coligado às práticas de contenção do novo coronavírus. Além disso, o isolamento social fez com que muitas pessoas passassem mais tempo em casa e aderissem às rotinas de cuidados mais completas, como os spas caseiros, os rituais de skincare e a organização de cronogramas capilares.

Quais são as apostas do momento?

Além dos produtos destinados à higiene pessoal, como sabonetes, álcool em gel e lenços umedecidos, que prometem continuar em alta mesmo após a pandemia, também existem outros cosméticos que ganharam bastante destaque durante o período de isolamento.

Com o uso obrigatório da máscara, a boca deixou de ser o foco principal da maquiagem, passando esse cargo para a área dos olhos. Hoje em dia, o batom foi substituído pelos produtos destinados à essa região do rosto. Máscaras de cílios, delineadores, paletas de sombra e produtos voltados para as sobrancelhas têm crescido bastante entre as marcas de beleza.

Os cosméticos direcionados à saúde da pele e dos cabelos também vêm chamando bastante atenção entre os beauty lovers. Os spas caseiros fizeram com que muitas pessoas aderissem às práticas de autocuidado, investindo em tratamentos de skincare e haircare. De máscaras de argila, até ampolas de hidratação, esses cosméticos têm tudo para continuarem em voga após a pandemia.

Por que investir na indústria de cosméticos?

A indústria de cosméticos está em constante crescimento. Isso é fato! Além de ter crescido consideravelmente em um período caótico, o mercado da beleza já vinha se destacando muito antes disso.

De acordo com o Euromonitor Internacional, cinco empresas destinadas ao ramo da beleza e higiene pessoal concentram cerca de 47,8% do faturamento levantado pelo mercado da beleza. São elas: Natura & Co, Unilever, Grupo L’Oréal, Grupo Boticário e Colgate Palmolive Co.

Com o desenvolvimento das plataformas de e-commerce, hoje, não é mais necessário lançar uma loja física. Os canais digitais têm representado uma ótima alternativa não só para vender, como também para divulgar seus produtos e construir uma relação mais próxima com influenciadores e pessoas que são próximas ao seu consumidor final.

Ademais, existem diversas áreas para investir. É possível criar uma empresa que abrange de tudo um pouco ou desenvolver uma marca que contemple um foco específico, como maquiagem, por exemplo.

Sem contar que o mercado da beleza é repleto de tendências! De tempos em tempos, é comum acompanhar o destaque de novas técnicas e produtos. Portanto, é um investimento com retorno garantido.

Saiba mais sobre o mercado da beleza acessando o site da Stoa Indústria!

O time da Stoa Indústria é formado por profissionais qualificados responsáveis por contextualizar as empresas sobre todas as tendências de cosméticos.



Últimos posts

Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios Óleos essenciais para tratamentos capilares Como aumentar vendas no dia dos namorados? Entenda Cosméticos veganos: conheça os principais benefícios para a pele Saiba tudo sobre detox capilar Silício inteligente: o que é e como funciona? Descubra a origem do consumo de cosméticos orgânicos e por que eles estão ganhando popularidade no mercado Produtos para comercializar no ramo de cosméticos Diferenças entre ácido lático e ácido tanino Confira os produtos essenciais para pele e cabelo no outono Terceirização de cosméticos: dicas para quem quer empreender Carnaval: 5 dicas de cuidados com o cabelo Conheça 5 filmes inspiradores sobre empreendedorismo Mulheres empreendedoras no ramo de cosméticos Dia do profissional da beleza: reconhecimento e valorização Perfis dos consumidores de beleza em 2023 Nanotecnologia nos cosméticos: o que é? Como ela atua? Leave-in capilar durante o verão: por que usar? Cosméticos naturais, orgânicos e veganos: qual a diferença? Identidade visual: qual a importância para sua marca de cosméticos? Como regularizar um produto cosmético na Anvisa? Saiba mais! Ácido Lático: por que é usado em cosméticos? Máscara de hidratação capilar: veja porque investir neste produto Produtos essenciais para os cuidados capilares Indústria de cosméticos com ações sustentáveis