Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios
Responsável por auxiliar no desenvolvimento de produtos para a pele, cabelos e unhas, a nanotecnologia está cada vez mais presente na indústria cosmética e atua de forma a potencializar os resultados oferecidos por cada fórmula, entregando uma melhora significativa no bem-estar dessas estruturas.
Neste post, contamos tudo o que é necessário saber sobre a nanotecnologia e qual é a sua importância na produção dos cosméticos. Confira!
Resumidamente, a nanotecnologia é um estudo dedicado a todas as estruturas, propriedades e processos que envolvem materiais com dimensões em escala nanométrica.
Quando falamos especificamente de cosméticos, a nanotecnologia refere-se à utilização de pequenas partículas enriquecidas com princípios ativos, que, devido ao seu tamanho, conseguem penetrar nas camadas mais profundas dos tecidos e potencializar os resultados oferecidos pelo produto.
De modo geral, as empresas de cosméticos costumam adotar a faixa entre 200 e 500nm para os seus produtos, sendo que 1nm corresponde a um milésimo de milímetro. Porém, apesar de ser um dado genérico, é importante pontuar que existem técnicas distintas para a produção de nanopartículas. Os números podem variar de empresa para empresa.
A principal vantagem de utilizar a nanotecnologia nos cosméticos é o poder que esse estudo oferece aos benefícios conferidos por determinado produto. Justamente por serem formulados com nanopartículas, os cosméticos tendem a ser absorvidos com muito mais facilidade pela cútis, entregando resultados poderosos à rotina de autocuidado.
Ademais, também vale pontuar que a nanotecnologia reduz as chances de incompatibilidade entre ativos na formulação dos cosméticos, melhora o quesito olfativo e sensorial da formulação e limita o surgimento de alergias provocadas pelo uso do produto.
A nanotecnologia pode ser utilizada no desenvolvimento de cosméticos para cabelo, produtos de skincare e até mesmo na produção de esmaltes e maquiagem. O estudo tem um grande diferencial tanto na composição, quanto na eficiência dos produtos formulados com essa tecnologia.
Nos protetores solares e cremes para a pele, por exemplo, a nanotecnologia é capaz de suavizar a textura dos produtos, melhorar a sua absorção pelo tecido cutâneo e, no caso dos hidratantes, consegue criar uma camada protetora sobre a pele, que vai impedi-la de perder água e nutrientes.
Além disso, nos cremes antienvelhecimento, a nanotecnologia tem o potencial de estimular a multiplicação celular e regenerar a epiderme, entregando ótimos resultados no combate às rugas e linhas finas e na conservação da pele ao longo dos anos.
Já nas máscaras de tratamento capilar, a nanotecnologia é capaz de reconstituir a massa perdida pelos cabelos, potencializar a hidratação dos fios e, assim como nos produtos para a pele, consegue aprofundar a absorção dos produtos, fazendo com que os ativos cheguem nas camadas mais profundas da fibra capilar.
Além de intensificar a ação dos cosméticos aplicados na pele, nas unhas e nos cabelos, a nanotecnologia também contribui para reduzir os impactos causados ao meio ambiente e é muito mais segura à saúde do organismo.
Ao falarmos especificamente de sustentabilidade, a nanotecnologia é bastante utilizada na catalisação de reações químicas, uma vez que consegue diminuir a quantidade de catalisadores e, dessa forma, auxiliar na preservação dos ecossistemas.
Na saúde, é importante mencionar que as nanopartículas produzidas pela nanotecnologia têm o potencial de atuar no tratamento de inúmeras doenças, como, por exemplo, o câncer, uma vez que aumenta o combate aos tumores e ajuda a reduzir os sintomas no restante do corpo.
Atualmente, existe um grande investimento em nanotecnologia por parte de grandes indústrias. Seja na indústria cosmética ou farmacêutica, a criação de novas fórmulas e o aperfeiçoamento de composições antigas está permitindo o desenvolvimento de produtos cada vez mais eficientes.
A partir da nanotecnologia, as empresas estão tendo a oportunidade de aprimorar seus produtos, acompanhar a evolução do mercado e, consequentemente, se destacar no segmento em que atuam.
O setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Stoa Indústria oferece tudo o que a sua empresa precisa para aprimorar a produção dos seus cosméticos e se destacar entre a concorrência! Acesse nosso site e confira todos os serviços que disponibilizamos para potencializar os resultados da sua empresa. Esperamos pela sua visita!