Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios
As vitaminas são as grandes responsáveis pela atuação dos cosméticos e dermocosméticos! Enriquecidas com uma série de propriedades revitalizantes, essas substâncias são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da cútis e promover uma mudança de dentro para fora.
Neste post, separamos quais são as principais vitaminas utilizadas na fabricação dos cosméticos. Por isso, se você quer ficar por dentro do que vem sendo usado pelo mercado da beleza na produção desses produtos, abra seu bloco de notas e confira o conteúdo que preparamos a seguir!
A vitamina A atua na regeneração celular dos tecidos e aparece na fórmula dos cosméticos para reverter os sinais de desidratação e envelhecimento precoce da pele.
Sua forma pura é chamada de retinol, uma substância capaz de repor a umidade perdida pela cútis e reparar os danos causados pelos radicais livres. Uma vez aplicado sobre a pele, o retinol estimula o processo de queratinização, deixando a pele muito mais lisinha e macia.
Apesar de ser utilizada, majoritariamente, em cremes e séruns voltados ao tratamento da pele, a vitamina A também pode aparecer em cosméticos capilares, uma vez que suas propriedades podem auxiliar nos quadros de descamação e ressecamento do couro cabeludo.
As vitaminas do complexo B possuem ação anti-inflamatória, antioxidante e auxiliam na redução dos danos causados pelo fotoenvelhecimento.
Adicionadas na fórmula dos cosméticos através do Pantenol e da Niacinamida, essas vitaminas são capazes de atenuar as principais inflamações que tendem a aparecer na superfície da cútis, que, em suma, são causadas por acne e rosácea.
Além disso, as vitaminas do complexo B também são altamente umectantes e trabalham na reposição da umidade perdida pelos tecidos, portanto, são ótimas alternativas aos cosméticos voltados à hidratação e àqueles direcionados à elasticidade cutânea.
A vitamina C ou ácido ascórbico é uma poderosa aliada no combate ao envelhecimento precoce da pele.
Sua ação altamente antioxidante é capaz de atenuar os danos causados por radicais livres e potencializar a ação do protetor solar, suavizando a aparência de rugas e linhas finas e melhorando a resistência da pele frente às agressões externas encontradas no dia a dia.
A vitamina C também é responsável por estimular a produção de colágeno, portanto ela também pode ser considerada uma peça chave nos tratamentos voltados à firmeza e elasticidade da cútis.
Considerada uma das vitaminas mais fáceis de ser absorvida pelo tecido cutâneo, a vitamina E auxilia na hidratação dos tecidos e atua na revitalização dos danos causados pela radiação UV.
Inserida em cremes hidratantes e cosméticos da categoria “pós-sol”, a vitamina E repõe a umidade perdida pela pele e regenera as áreas que sofreram com a ação do sol, do tempo, da poluição e do estresse oxidativo.
Além disso, a substância também estimula a produção de colágeno e, consequentemente, trabalha na elasticidade cutânea, então ela também pode ser considerada como uma forte aliada à prevenção do fotoenvelhecimento.
O time de Pesquisa e Desenvolvimento da Stoa Indústria está sempre a par das tendências da indústria!
Nosso maior foco é entender o comportamento de compra do consumidor e transformar isso em um cosmético de qualidade, formulado com o que há de melhor no mercado.
Acesse nossa página inicial e confira todos os serviços que preparamos para a sua empresa. Esperamos por você!