Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios
De acordo com um estudo realizado pelo British Beauty Council, o mercado global de beleza natural deve atingir o marco de 17 bilhões de libras até 2024 – o que, em reais, seria cerca de R$ 127 bilhões.
Dentre os grandes motivadores para esse crescimento acentuado, estão a segurança e o poder de tratamento que os cosméticos naturais oferecem à saúde do organismo.
Desenvolvidos com fórmulas livres de substâncias agressivas, esses cosméticos se destacam por sua alta concentração de ativos naturais, que desempenham as mais diversas funcionalidades e oferecem ótimos resultados ao cuidado da pele e dos cabelos.
Neste artigo, contamos por que os ativos naturais são tão importantes para os cosméticos e quais são as suas aplicações na indústria da beleza. Confira!
São substâncias químicas ou biológicas, extraídas da natureza, que possuem grande potencial para serem utilizadas nos processos de produção industrial. Especialmente na indústria cosmética.
Obtidos a partir de argila, cascas, raízes, flores, frutos e outros elementos presentes nos ecossistemas, os ativos naturais são responsáveis por desempenhar diversas funções dentro de um cosmético.
Dependendo de suas propriedades, os ativos naturais podem hidratar, nutrir, regenerar e até mesmo cicatrizar a pele. O que vai determinar a sua função é a forma como ele será inserido em uma fórmula.
Como citamos anteriormente, são os ativos naturais que determinam como um cosmético vai atuar ao entrar em contato com a pele e os cabelos, portanto, eles são considerados o principal ingrediente dos produtos de beleza.
Os ativos naturais são divididos em três categorias: óleo, manteiga e extrato vegetal. Cada um tem características únicas e funcionalidades diferentes. Abaixo, falamos um pouco mais sobre cada um deles:
Os óleos são gorduras extraídas de plantas, cuja principal função é reparar os sinais de ressecamento e nutrir a pele ou cabelos. Ademais, vale pontuar que os óleos também têm ação regeneradora, rejuvenescedora e antioxidante.
Dentre os óleos mais utilizados nos cosméticos estão o esqualano, o óleo de macadâmia, o óleo de coco, o óleo de semente de uva, o óleo de argan, o óleo de oliva e o óleo de damasco.
Extraídas das sementes das plantas, as manteigas são ricas em vitaminas, ácidos graxos e esteróides e são bastante utilizadas nos cosméticos para nutrir, proteger e manter a vitalidade da pele e dos cabelos.
Dentre os principais ativos dessa categoria, estão: a manteiga de karité, a manteiga de cacau e a manteiga de cupuaçu.
Diferente dos óleos e manteigas, os extratos vegetais são preparações líquidas com alta concentração de ativos naturais. Devido à sua estabilidade oxidativa, os extratos são bastante utilizados para aumentar a vida útil de um cosmético, estendendo o seu tempo de validade.
Existem diversas alternativas de extratos vegetais nos cosméticos. Dentre as principais, é possível citar: o pepino, o shiitake, a calêndula e a babosa.
O grande diferencial dos ativos naturais está na segurança que esses ingredientes oferecem à saúde da pele, dos cabelos e do organismo.
Os cosméticos fabricados com ativos naturais são livres de ingredientes tóxicos e nocivos, proporcionando um maior cuidado com os tecidos do nosso organismo.
Vale pontuar que a própria pele aceita muito melhor os cosméticos feitos com ativos naturais. Devido às suas composições puras, esses cosméticos são absorvidos com maior eficácia, sem provocar alergias ou trazer riscos à saúde.
Além disso, os ativos naturais são considerados grandes aliados dos produtos cruelty free, veganos e sustentáveis, uma vez que enriquecem as suas fórmulas e, em geral, são extraídos da natureza de forma gentil, sem danificar os ecossistemas do planeta.
Acessando a página inicial do nosso Blog, você confere mais conteúdos relacionados ao mercado da beleza e confere quais são os demais insights que vêm sendo levantados por esse segmento. Venha nos visitar!