Por favor ative o JS

O que esperar do mercado dos cosméticos em 2022?

Banner O que esperar do mercado dos cosméticos em 2022?

Os hábitos de consumo no mercado dos cosméticos mudam de tempos em tempos e, a cada ano, novos produtos, serviços e tendências surgem para atender às demandas do consumidor final.

Visando acompanhar as transformações no comportamento de compra dos consumidores, trouxemos abaixo algumas apostas do que esperar do mercado de cosméticos em 2022.

Por isso, se você deseja ficar por dentro do que está acontecendo nessa indústria, se liga no conteúdo que preparamos a seguir!

Cosméticos naturais

A popularização das rotinas de skincare unida a necessidade de rituais de beleza que prezam por um tratamento mais saudável contribuiu para a ascensão de um nicho específico no mercado: os cosméticos naturais.

Devido ao avanço no desenvolvimento biotécnico, nos últimos anos, os ingredientes de origem natural se tornaram extremamente eficazes e potentes, fazendo com que as substâncias sintéticas saíssem um pouquinho dos holofotes.

Com a mudança nesse comportamento de compra e no investimento que as marcas estão realizando em cima desses ingredientes, a tendência para 2022 é que os clientes passem a priorizar os produtos de origem natural e livres de crueldade animal, deixando de lado aquela busca massiva por cosméticos químicos e sintéticos.

Sustentabilidade em voga!

Além de fórmulas orgânicas, em 2022 tudo indica que as empresas de cosméticos também repensem os seus planos envolvendo a pauta de sustentabilidade, reforçando as práticas que amenizam os danos causados pelos processos de produção.

Dentre as soluções, já é possível perceber um movimento em cima de embalagens mais sustentáveis, desenvolvidas com materiais recicláveis, bem como a diminuição no uso do plástico, que é um dos principais poluentes encontrados nos ecossistemas.

Essas práticas combinadas ao descarte correto dos resíduos acumulados pelas empresas é algo que chama uma atenção positiva não só no tópico sustentabilidade, mas também aos consumidores, que vão enxergar a marca com um olhar mais humano e poderão até mesmo se inspirar nessas iniciativas.

Crescimento no e-commerce

O isolamento social veio para potencializar um canal de vendas que já estava em ascensão antes da pandemia: o e-commerce.

Com mais segurança, praticidade, comodidade e promoções super atrativas, o ambiente de compras on-line permitiu que as pessoas continuassem consumindo produtos de beleza sem precisar se expor a riscos ou fazer grandes deslocamentos.

Segundo um levantamento feito pelas Nações Unidas, as vendas realizadas por e-commerces cresceram mais de US $272 bilhões entre 2018 e 2020. Já no primeiro quadrimestre de 2021, a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) registrou uma alta de 5,7 em vendas ex-factory comparadas ao mesmo período do ano anterior.

Mesmo com o retorno das atividades presenciais, a estimativa é que os canais digitais continuem em alta. Especialmente para compras de produtos que o cliente já conhece e não tem a necessidade de fazer o teste pessoalmente – como é o caso de bases, corretivos e produtos relacionados à pele.

Inclusão em ações, serviços e produtos!

Por fim, uma forte tendência para 2022 são as ações, os produtos e os serviços que promovam a ideia de inclusão, ou seja, que atendam e se comuniquem com todos os públicos, sem nenhuma distinção social, racial ou de gênero.

Com o avanço da tecnologia no mercado e com o desprendimento de antigos padrões de beleza, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Se antes era a qualidade do tratamento que chamava atenção, hoje são os valores da empresa que estão em primeiro lugar. Sobretudo aqueles que envolvem minorias sociais.

O foco nas questões sociais já é uma prioridade de inúmeras empresas. E quando estamos falando de beleza, isso não muda. Já passou da hora das marcas oferecerem produtos que atendam diferentes tipos de pele e que se comuniquem com consumidores que vão além daquele perfil jovem, branco, cisgênero e heterossexual.

A tendência daqui pra frente é que tenha mais diversidade não só nas campanhas, como também nos cosméticos. Bases com uma ampla gama de cores, tratamentos capilares para cabelos cacheados e cosméticos pro-age são alguns exemplos do que podemos ver por aí.

Fique por dentro de todas as tendências do mercado!

Quer ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no mercado dos cosméticos? Acessando a página inicial do nosso blog, é possível conferir os demais conteúdos que preparamos sobre esse universo. Confira!



Últimos posts

Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios Óleos essenciais para tratamentos capilares Como aumentar vendas no dia dos namorados? Entenda Cosméticos veganos: conheça os principais benefícios para a pele Saiba tudo sobre detox capilar Silício inteligente: o que é e como funciona? Descubra a origem do consumo de cosméticos orgânicos e por que eles estão ganhando popularidade no mercado Produtos para comercializar no ramo de cosméticos Diferenças entre ácido lático e ácido tanino Confira os produtos essenciais para pele e cabelo no outono Terceirização de cosméticos: dicas para quem quer empreender Carnaval: 5 dicas de cuidados com o cabelo Conheça 5 filmes inspiradores sobre empreendedorismo Mulheres empreendedoras no ramo de cosméticos Dia do profissional da beleza: reconhecimento e valorização Perfis dos consumidores de beleza em 2023 Nanotecnologia nos cosméticos: o que é? Como ela atua? Leave-in capilar durante o verão: por que usar? Cosméticos naturais, orgânicos e veganos: qual a diferença? Identidade visual: qual a importância para sua marca de cosméticos? Como regularizar um produto cosmético na Anvisa? Saiba mais! Ácido Lático: por que é usado em cosméticos? Máscara de hidratação capilar: veja porque investir neste produto Produtos essenciais para os cuidados capilares Indústria de cosméticos com ações sustentáveis