Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios
Dentre essas inúmeras alternativas sustentáveis disponibilizadas pelo mercado da beleza, o shampoo em barra se destaca por ter uma fórmula isenta de conservantes e, principalmente, por suas embalagens, que são livres de plástico e desenvolvidas com material reciclado.
Neste artigo, contamos tudo o que você precisa saber sobre o produto e analisamos o boom do shampoo em barra no mercado de cosméticos. Quer saber mais? Então confira o conteúdo a seguir!
O shampoo em barra oferece os mesmos resultados do shampoo líquido, com o diferencial de ter uma textura sólida, ser livre de conservantes e estar inserido na categoria eco-friendly.
Desenvolvido artesanalmente a partir de ingredientes naturais e orgânicos, o shampoo em barra abraça todos os tipos de fio (lisos, ondulados, cacheados e crespos) e é autorizado tanto para cabelos quimicamente tratados, quanto para os que estão em transição capilar.
Ademais, vale dizer que o shampoo em barra é um produto desenvolvido com embalagens biodegradáveis, já que dispensa o uso de plástico e, dessa forma, evita o acúmulo de embalagens nos ecossistemas do planeta – algo tão comum dentro da indústria cosmética.
Um dos grandes pontos altos do shampoo em barra é que ele é muito mais gentil com o meio ambiente do que o shampoo convencional.
Além de dispensar a necessidade de embalagens plásticas e dar preferência para as embalagens de papel reciclado, os shampoos em barra são desenvolvidos com ingredientes 100% naturais, extraídos de forma gentil com o meio ambiente.
Livres de conservantes e substâncias químicas, os shampoos em barra reduzem o risco de contaminação no meio ambiente e são menos abrasivos à estrutura dos cabelos, evitando o surgimento de quadros de ressecamento capilar, por exemplo.
Isso sem falar em seu desenvolvimento, que é isento de crueldade animal e abraça as práticas veganas da indústria cosmética.
Outro benefício do produto está ligado à sua composição, que é super concentrada e tende a durar de duas a três vezes mais se comparados aos shampoos líquidos. Estima-se que o shampoo em barra dura entre 60 a 80 lavagens.
Portanto, ele é uma ótima alternativa para atingir o público que valoriza as práticas sustentáveis e prioriza as rotinas de cuidado práticas e com um bom custo benefício.
A união dos diferenciais citados acima é o que está motivando as marcas de cosméticos a investir na fabricação de novos shampoos em barra.
Dentre as vantagens de investir no shampoo em barra, o fator sustentabilidade é o que mais chama atenção dos empreendedores. Especialmente entre as empresas que veem nos produtos eco-friendly uma oportunidade de abraçar novos públicos.
De acordo com um estudo realizado pela marca de cosméticos britânica Lush, cerca de 552 milhões de embalagens de shampoos são descartadas anualmente em todo o mundo.
Ao investir em shampoos em barra, as marcas não só estarão reduzindo a utilização do plástico, como estarão incentivando a criação de embalagens menos abrasivas ao meio ambiente, como as de tecido e papel reciclado, que podem ser reutilizadas após o uso do produto.
Outro ponto que merece destaque é que a produção dos shampoos em barra é feita à base de ingredientes naturais, garantindo uma produção livre de impactos nocivos ao meio ambiente. Isso sem falar na fórmula, que é vegana e totalmente cruelty free.
Ademais, vale reforçar que o nicho de cosméticos sólidos e naturais incentiva a produção manual e sob demanda, já que a maioria dos produtos é feita artesanalmente e tem uma maior popularidade entre as indie brands (marcas independentes).
Quer se atualizar sobre as demais tendências do mercado de cosméticos? Acessando a página inicial do nosso Blog, é possível conferir mais conteúdos relacionados a esse nicho. Venha nos visitar!