Por favor ative o JS

Niacinamida: entenda mais sobre esse grande aliado da pele

Banner Niacinamida: entenda mais sobre esse grande aliado da pele

Com o crescimento da categoria skincare dentro do mercado da beleza, de tempos em tempos novas substâncias ganham notoriedade entre os consumidores que desejam potencializar suas rotinas de autocuidado.

A Niacinamida é um ótimo exemplo do que estamos falando. Versátil e democrática, o composto pode ser utilizado por todos os tipos de pele e consegue ser combinado com diversas outras substâncias, representando um forte aliado aos rituais de skincare.

Neste post, trouxemos as principais informações que você precisa saber sobre a Niacinamida. Por isso, se você deseja ficar por dentro das novidades do mercado da beleza, separa um tempinho do seu dia e se liga no conteúdo que preparamos a seguir!

O que é e para que serve a Niacinamida?

A Niacinamida nada mais é do que a forma ativa da Vitamina B3. Solúvel em água, a substância se destaca pelo seu poder de hidratação, sendo uma poderosa aliada aos cremes, séruns, tônicos e diversos outros produtos da categoria skincare.

Além de auxiliar na hidratação da pele, a Niacinamida também é capaz de aumentar a síntese de ceramidas naturais da cútis e pode ser combinada com diversos outros ingredientes – como retinol, ácido hialurônico, peptídeos e antioxidantes -, oferecendo um tratamento poderoso à saúde cutânea.

Outro fator que merece destaque é que a Niacinamida não se degrada quando exposta ao calor ou à luz solar e dificilmente se torna sensível nas concentrações em que é inserida.

Quais são os benefícios da Niacinamida?

O principal benefício da Niacinamida é a hidratação. Justamente por estimular a produção de ceramidas e ácidos graxos, a substância tem o potencial de reter água dentro da estrutura cutânea, evitando os quadros de ressecamento e estimulando a renovação celular.

A Niacinamida também é indicada para os tratamentos de melasma e para a prevenção de olheiras, já que atenua as manchas causadas pela hiperpigmentação e auxilia na uniformização do tom da pele.

Sua ação antioxidante combate os radicais livres, previne os danos causados pela radiação UV e é capaz de favorecer a produção de colágeno e elastina, retardando o envelhecimento precoce e deixando a pele muito mais firme e viçosa.

Ademais, a substância também é conhecida por reduzir a sensibilidade da pele e regular a produção de sebo. Sua ação anti-inflamatória melhora a textura da pele e auxilia na regulação da secreção sebácea, beneficiando as peles oleosas e acneicas.

Quem pode usar a Niacinamida? Ela tem alguma contraindicação?

Devido à sua ação suave, dessensibilizante e anti-inflamatória, a Niacinamida pode ser utilizada por todos os tipos de pele, inclusive aquelas que são sensíveis ou possuem melasma.

Sua concentração máxima é 5% e, até então, não existem contraindicações formais quanto ao uso da substância. Ela só deve ser interrompida em casos de hipersensibilidade – que pode ocorrer com qualquer componente.

Inclusive, como já foi citado acima, devido à essa ação branda, a Niacinamida pode e deve ser combinada com outros tratamentos se o intuito for potencializar a rotina de skincare.

Dentre esses tratamentos, podemos citar os produtos anti-idade, estimuladores de colágeno, hidratantes, clareadores e cosméticos voltados às peles oleosas e acneicas.

Fique por dentro das novidades do mercado da beleza!

Gostou de entender um pouco mais sobre esse grande aliado à saúde da pele? Acessando a página inicial do nosso blog, você confere mais conteúdos relacionados ao mercado da beleza. Não perca!



Últimos posts

Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios Óleos essenciais para tratamentos capilares Como aumentar vendas no dia dos namorados? Entenda Cosméticos veganos: conheça os principais benefícios para a pele Saiba tudo sobre detox capilar Silício inteligente: o que é e como funciona? Descubra a origem do consumo de cosméticos orgânicos e por que eles estão ganhando popularidade no mercado Produtos para comercializar no ramo de cosméticos Diferenças entre ácido lático e ácido tanino Confira os produtos essenciais para pele e cabelo no outono Terceirização de cosméticos: dicas para quem quer empreender Carnaval: 5 dicas de cuidados com o cabelo Conheça 5 filmes inspiradores sobre empreendedorismo Mulheres empreendedoras no ramo de cosméticos Dia do profissional da beleza: reconhecimento e valorização Perfis dos consumidores de beleza em 2023 Nanotecnologia nos cosméticos: o que é? Como ela atua? Leave-in capilar durante o verão: por que usar? Cosméticos naturais, orgânicos e veganos: qual a diferença? Identidade visual: qual a importância para sua marca de cosméticos? Como regularizar um produto cosmético na Anvisa? Saiba mais! Ácido Lático: por que é usado em cosméticos? Máscara de hidratação capilar: veja porque investir neste produto Produtos essenciais para os cuidados capilares Indústria de cosméticos com ações sustentáveis