Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios
De ingredientes naturais e sustentáveis a tecnologias de ponta que ultrapassam os limites do metaverso, o setor de cosméticos brasileiro está passando por uma série de avanços tecnológicos e vem se reinventando para atender às demandas dos consumidores modernos.
Neste artigo, compartilhamos 3 inovações que estão ganhando destaque na indústria de cosméticos nacional e apontamos como elas podem se desenvolver nos próximos meses. Confira!
A nanotecnologia voltada para cosméticos é uma área de pesquisa e desenvolvimento que busca utilizar partículas muito pequenas – chamadas de “nanopartículas” – para melhorar a eficácia de produtos de beleza e cuidados pessoais.
Essas nanopartículas têm dimensões na escala nanométrica, ou seja, estão na faixa de 1 a 100 nanômetros (um nanômetro é um bilionésimo de metro), e, devido ao seu tamanho reduzido,apresentam características únicas.
A nanotecnologia cosmética aproveita essas propriedades para aprimorar a entrega, estabilidade e liberação controlada de ingredientes ativos nos produtos cosméticos. Além disso, ela também pode melhorar a textura, o acabamento e a penetração dos produtos na pele ou no cabelo.
Dentro dessa tendência em inovação temos, por exemplo, os cosméticos biomiméticos, que mimetizam processos naturais da pele, proporcionando maior hidratação e reduzindo a irritação, e os protetores solares de máxima eficácia, que permitem a proteção contra um espectro mais amplo de raios ultravioleta.
De acordo com uma pesquisa levantada pela Forrester Research (empresa norte-americana de pesquisa de mercado), 77% dos consumidores de beleza estão dispostos a pagar um valor mais salgado para ter um serviço ou experiência personalizada.
E para solucionar essa demanda do público por experiências exclusivas, as empresas de cosméticos têm utilizado a inteligência artificial.
A inteligência artificial (IA) nada mais é do que um campo da ciência da computação que tem como objetivo criar sistemas capazes de realizar tarefas que, normalmente, exigiriam inteligência humana.
Empresas como Amorepacific e L’Oréal utilizam inteligência artificial para criar produtos personalizados para cuidados da pele e maquiagem, avaliando as necessidades e tons de cada pessoa por meio de aplicativos e leitores específicos.
Já a Natura, em 2022, lançou uma ferramenta para celular que recomenda produtos com base em uma selfie, onde o cliente recebe algumas sugestões de maquiagem e skincare que podem ser interessantes para o seu look e para o ritual de beleza de como um todo.
Todas essas possibilidades levantadas têm a capacidade de se adequar aos consumidores modernos, que já se encontram imersos diariamente em um mundo digital, tecnológico e em constante evolução.
À medida que cresce a preocupação com os efeitos prejudiciais provocados ao meio ambiente, os cosméticos eco-friendly estão sendo cada vez mais requisitados pelo público que consome produtos de beleza.
De acordo com o relatório de Tendências para 2022, realizado pelo Instagram, 1 em cada 3 jovens estão interessados em adquirir produtos mais sustentáveis e naturais.
E isso não muda aqui no Brasil! Com o controle de gastos nos produtos de higiene e beleza, os consumidores entre 18 e 38 anos passaram a adotar esse movimento chamado de “luxo empático”.
Além de serem mais gentis com a saúde do organismo – já que não são formulados com químicas nocivas -, os cosméticos eco-friendly também auxiliam a reduzir esse impacto causado ao meio ambiente, uma vez que contam com embalagens e processos de produção menos agressivos.
Dentro dessa tendência de comportamento, podemos observar um maior destaque à trend do “skinimalismo”, juntamente com a preferência por cosméticos à base de vegetais, maquiagens veganas, desodorantes livres de alumínio e fórmulas com ingredientes e ativos menos agressivos e tóxicos.
Quer ficar antenado sobre tudo o que está acontecendo na indústria de cosméticos? Acessando a página inicial do nosso Blog, é possível conferir mais conteúdos sobre esse mercado. Venha nos visitar!