Por favor ative o JS

Empreender no ramo de cosméticos: qual tipo de produto comercializar?

Banner Empreender no ramo de cosméticos: qual tipo de produto comercializar?

Além de ser um dos mercados mais lucrativos do Brasil, o mercado de cosméticos é uma área abrangente, que vive em constante crescimento.

Com lançamentos periódicos e composto por uma ampla gama de produtos, o ramo de cosméticos abraça diferentes tipos de público e oferece múltiplas possibilidades de investimento.

Neste post, contamos um pouco mais sobre o desenvolvimento do ramo de cosméticos no Brasil e compartilhamos as principais informações sobre as categorias de produtos mais populares desse mercado. Confira!

Cosméticos: um mercado em grande crescimento

O mercado de cosméticos é um dos nichos de maior crescimento no território brasileiro, representando cerca de 2% do PIB brasileiro, com um faturamento que gira em torno de R$ 100 bilhões de reais.

De acordo com o Euromonitor Internacional – empresa responsável por divulgar pesquisas de mercado -, o Brasil tem o quarto maior mercado de beleza e higiene pessoal do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.

Mesmo com o surgimento da pandemia de covid-19, o mercado de cosméticos continuou em alta, dando, inclusive, abertura para o crescimento dos e-commerces e canais de venda online.

Só em 2020, quando presenciamos o auge da pandemia, os produtos inseridos na categoria “Beleza, Perfumaria e Saúde” tiveram um aumento de 14,4% no número de pedidos e faturaram 5,7% a mais que em 2019.

E esse crescimento permaneceu constante em 2022. Além de estarem prestando mais atenção na aparência, as pessoas vêm enxergando nos cosméticos um voto de tratamento consigo mesmas, uma vez que eles propiciam momentos de autocuidado.

Segundo uma pesquisa realizada pela Avon em 2020, para 8 em cada 10 brasileiras, os produtos de beleza assumem um caráter emocional e são fundamentais para lidar com a pressão da rotina.

Portanto, se abrir um negócio próprio está na sua lista de planos para o futuro, uma loja de cosméticos pode ser uma excelente opção, já que está inserida em um nicho promissor e tem potencial de trazer um ótimo retorno financeiro.

O que vender em uma loja de cosméticos?

Um dos grandes pontos altos do mercado da beleza é a diversidade de produtos que ele oferece. Dentro desse universo, as possibilidades de investimento são inúmeras!

Além das categorias de cabelo, maquiagem e higiene pessoal, que são os nichos mais procurados da indústria, o mercado da beleza também conta com as categorias de unhas, skincare, bodycare, perfumaria e vários outros setores que simbolizam um prato cheio para os empreendedores.

E essa diversidade não está só nos produtos não! O mercado da beleza também possui diferentes perfis de consumidores. Além dos clientes finais, o mercado também é capaz de atender profissionais da área da beleza, como maquiadores, cabeleireiros e esteticistas que precisam repor seus materiais.

Para definir quais produtos a sua loja vai oferecer, a dica é definir qual público-alvo você deseja atingir e analisar o que esses consumidores estão buscando no momento, ou seja, qual é o seu comportamento de compra. E, ah! Não se limite somente a um nicho de produtos. Variedade de cosméticos é sinônimo de lucratividade.

Pensando em contextualizar você, empreendedor, sobre as principais categorias de cosméticos do mercado da beleza, compartilhamos abaixo as características centrais sobre cada uma delas. Confira:

Cosméticos Capilares

A categoria de cosméticos capilares é composta pelos produtos destinados ao tratamento e embelezamento dos cabelos.

Essa categoria pode abranger desde os itens básicos de cuidado capilar, como shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento e finalizadores, até os cosméticos responsáveis por uma transformação capilar, como tinturas, descolorantes, alisantes e afins.

Aqui, vale reforçar que existem dois perfis de consumidores: o cliente final e o profissional. Portanto, além das linhas de uso “home care” (cuidado em casa), também vale ficar de olho nas linhas de produtos “professional”, que atenderão cabeleireiros e profissionais do ramo.

Cosméticos Corporais

Já a categoria de cosméticos corporais é composta por produtos destinados à saúde e embelezamento da pele do corpo.

É nesta categoria onde são encontrados os cremes corporais, os óleos de massagem, os esfoliantes corporais, os protetores solares, os desodorantes e até mesmo os sabonetes que utilizamos no banho.

Assim como a categoria de cosméticos capilares, a categoria corporal também pode atender consumidores finais e profissionais da beleza, como os esteticistas, por exemplo.

Cosméticos Faciais

Em contrapartida à categoria de cosméticos corporais, temos a categoria de cosméticos faciais, que, como o próprio nome sugere, vem para tratar a pele do rosto.

Também conhecida como categoria skincare, é aqui onde encontramos os sabonetes para o rosto, os séruns, os cremes hidratantes, os lip balms, as máscaras faciais, os protetores solares, a vitamina C e uma infinidade de outros produtos.

Cosméticos Infantis

A categoria de cosméticos infantis é composta pelos produtos de beleza destinados às crianças, que são elaborados respeitando as necessidades específicas dessa faixa etária.

De acordo com a Anvisa, o Brasil é um dos maiores mercados mundiais que fabricam esse nicho de produtos. Nele, é possível encontrar de tudo! Desde shampoos, lencinhos umedecidos e loções, até maquiagem e esmaltes desenvolvidos especialmente para crianças.

Cosméticos Masculinos

A categoria de cosméticos masculinos é, de certa forma, uma novidade no mercado da beleza. Porém, mesmo sendo algo recente, a categoria já apresenta insights de crescimento bastante promissores.

O Brasil, por exemplo, é um dos principais consumidores desse setor. De acordo com um levantamento de dados feito pela empresa Euromonitor, o país simboliza 13% do mercado global de beleza masculina.

Aqui, podemos encontrar não só as pomadas capilares, espumas de barbear e shampoos 2 em 1, como também balms para a barba, cremes hidratantes e até mesmo produtos de maquiagem.

Maquiagem

Na categoria de maquiagem, os cosméticos também são disponibilizados nas divisões “cliente final” e profissional, e englobam desde a preparação da pele até o embelezamento dos olhos.

Nela, é possível encontrar primers, bases, corretivos, blushes, bronzers, iluminadores, paletas de sombras, delineadores, batons, máscaras de cílios, pincéis e até mesmo ferramentas profissionais, como espátulas, plaquetas e descartáveis.

Cosméticos para as Unhas

A categoria de cosméticos para as unhas, como o próprio nome já diz, é composta pelos produtos destinados ao tratamento e embelezamento das unhas.

Nesta categoria são encontrados desde os itens básicos como bases, esmaltes, extra brilho e creme para cutículas, até os cosméticos específicos como esmaltes em gel, colas de unha, alicates, tesourinhas, extensões e afins.

Assim como em outras categorias, a categoria de cosméticos para unhas também atende consumidores finais e profissionais da beleza, como manicures e nail artists, por exemplo.

Cosméticos em Barra

A categoria de cosméticos em barra, como o próprio nome sugere, é um setor do mercado da beleza formado por produtos de textura sólida, desenvolvidos no formato “barra”.

Livre de conservantes e inseridos na categoria eco-friendly, os cosméticos em barra são desenvolvidos com ingredientes naturais e costumam ser mais gentis com a pele e com os cabelos.

Dentre os principais produtos encontrados nessa categoria estão os sabonetes corporais, os sabonetes faciais, os shampoos e os condicionadores em barra.

Cosméticos Anti-envelhecimento

A categoria de cosméticos anti-envelhecimento tem seu foco voltado para a pele e é composta por produtos de tratamento, responsáveis por reverter o envelhecimento precoce e suavizar os sinais pré-existentes.

Aqui, é possível encontrar cremes noturnos, as pomadas para rugas, a vitamina C, as máscaras faciais e os clássicos ácidos de tratamento, como o hialurônico, o retinóico e o glicólico.

Desenvolva seus cosméticos com a Stoa Indústria!

O time de Pesquisa e Desenvolvimento da Stoa Indústria trabalha a fim de coletar informações sobre o mercado e materializar essa pesquisa em produtos de alto desempenho. Tudo pensado para que a marca possa performar sem perder a qualidade na criação e desenvolvimento dos produtos.

Além disso, a Stoa também atua em conjunto com o controle de qualidade e estabilidade das matérias-primas que entram em vigor, aperfeiçoando de maneira rigorosa os produtos em fase de criação ou já finalizados.

Acesse nosso site e confira todos os serviços que oferecemos para potencializar os resultados da sua empresa. Esperamos pela sua visita!



Últimos posts

Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios Óleos essenciais para tratamentos capilares Como aumentar vendas no dia dos namorados? Entenda Cosméticos veganos: conheça os principais benefícios para a pele Saiba tudo sobre detox capilar Silício inteligente: o que é e como funciona? Descubra a origem do consumo de cosméticos orgânicos e por que eles estão ganhando popularidade no mercado Produtos para comercializar no ramo de cosméticos Diferenças entre ácido lático e ácido tanino Confira os produtos essenciais para pele e cabelo no outono Terceirização de cosméticos: dicas para quem quer empreender Carnaval: 5 dicas de cuidados com o cabelo Conheça 5 filmes inspiradores sobre empreendedorismo Mulheres empreendedoras no ramo de cosméticos Dia do profissional da beleza: reconhecimento e valorização Perfis dos consumidores de beleza em 2023 Nanotecnologia nos cosméticos: o que é? Como ela atua? Leave-in capilar durante o verão: por que usar? Cosméticos naturais, orgânicos e veganos: qual a diferença? Identidade visual: qual a importância para sua marca de cosméticos? Como regularizar um produto cosmético na Anvisa? Saiba mais! Ácido Lático: por que é usado em cosméticos? Máscara de hidratação capilar: veja porque investir neste produto Produtos essenciais para os cuidados capilares Indústria de cosméticos com ações sustentáveis