Por favor ative o JS

Cosmetologia: o que é e para que serve?

Banner Cosmetologia: o que é e para que serve?

Dentre os diversos nichos que um profissional da área da beleza pode atuar, o setor de cosmetologia é um dos que mais se destacam.

Responsável por estudar os ingredientes que compõem a fórmula dos cosméticos, a cosmetologia tem a missão de desenvolver os principais produtos de beleza que conhecemos, atuando de forma a garantir a máxima qualidade de determinada tecnologia.

Neste post, fizemos um 360º pelo universo da cosmetologia para que você entenda tudo sobre o assunto. Por isso, se você deseja saber o que essa área faz e como é o seu mercado de trabalho, abra seu bloco de notas e se liga no conteúdo a seguir!

Afinal, o que é e para que serve a cosmetologia?

A cosmetologia é uma ramificação da ciência farmacêutica responsável por estudar as propriedades dos principais ativos e matérias primas utilizadas pela indústria da beleza, conhecendo quais são suas aplicações e efeitos quando adicionados em produtos cosméticos.

Esse nicho também tem a missão de desenvolver, produzir e analisar produtos de beleza, não se limitando somente à confecção de novos cosméticos, como também no aperfeiçoamento de produtos já existentes.

O profissional de cosmetologia é popularmente conhecido como cosmetólogo e suas grandes funções dentro da área é cuidar, acompanhar e supervisionar esse processo de produção dos cosméticos.

Para que essa tarefa seja bem sucedida, o cosmetólogo deverá ter em sua base de formação alguma matéria relacionada à formulação, produção, controle de qualidade físico-químico e microbiológico. Isso sem falar nos conhecimentos acerca do mercado de comunicação, como marketing cosmético, pesquisa de mercado e embalagens.

Quais são as áreas de atuação dentro da cosmetologia?

Todos que se graduarem em um nível tecnólogo ou bacharelado em Estética e Cosmética podem atuar na área da Cosmetologia.

A pós-graduação em Cosmetologia também é indicada aos profissionais atuantes, especialmente aqueles que desejam trabalhar no desenvolvimento, aprimoramento e estudo de cosméticos e novas fórmulas que estão chegando no mercado.

Dentre as áreas que um cosmetólogo pode atuar, as principais são: Conservadora, Estética e Corretiva.

Enquanto a Conservadora visa proteger a pele contra os danos causados por agentes externos e radicais livres (como a radiação solar, calor, frio, umidade e outras variáveis), a Estética, por sua vez, atua no cuidado do local onde o cosmético será aplicado, aperfeiçoando a região.

Já a Corretiva vem com o intuito de equilibrar pequenas disfunções fisiológicas e, dependendo do caso, pode até mesmo corrigir imperfeições já formadas sobre a pele, utilizando apenas produtos cosméticos para realizar tal tarefa.

Como é o mercado de trabalho desse nicho?

Com a alta demanda por procedimentos estéticos e pelo boom que o setor de skincare, haircare e maquiagem tiveram nos últimos anos, hoje, o que não faltam são oportunidades para quem deseja atuar no mercado da beleza.

Os cosmetólogos que se formarem na área podem trabalhar como profissionais autônomos, atendendo o maior número de clientes que a sua agenda comportar ou poderão atuar em uma equipe multidisciplinar, liderando até um setor inteiro dentro de uma empresa.

Levando em consideração que o Brasil é o quarto maior mercado de beleza global, a tendência é que cada vez mais profissionais cheguem nesse nicho de atuação, portanto, aqui a dica é se especializar.

Quanto mais conhecimento, capacitação e credibilidade o cosmetólogo tiver, mais ele terá oportunidades de trabalho e conquistará a confiança de seus futuros clientes.

Saiba tudo sobre o mercado da beleza!

Acessando a página inicial do nosso blog é possível conferir os demais conteúdos que preparamos sobre o mercado da beleza! Esperamos pela sua visita!



Últimos posts

Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios Óleos essenciais para tratamentos capilares Como aumentar vendas no dia dos namorados? Entenda Cosméticos veganos: conheça os principais benefícios para a pele Saiba tudo sobre detox capilar Silício inteligente: o que é e como funciona? Descubra a origem do consumo de cosméticos orgânicos e por que eles estão ganhando popularidade no mercado Produtos para comercializar no ramo de cosméticos Diferenças entre ácido lático e ácido tanino Confira os produtos essenciais para pele e cabelo no outono Terceirização de cosméticos: dicas para quem quer empreender Carnaval: 5 dicas de cuidados com o cabelo Conheça 5 filmes inspiradores sobre empreendedorismo Mulheres empreendedoras no ramo de cosméticos Dia do profissional da beleza: reconhecimento e valorização Perfis dos consumidores de beleza em 2023 Nanotecnologia nos cosméticos: o que é? Como ela atua? Leave-in capilar durante o verão: por que usar? Cosméticos naturais, orgânicos e veganos: qual a diferença? Identidade visual: qual a importância para sua marca de cosméticos? Como regularizar um produto cosmético na Anvisa? Saiba mais! Ácido Lático: por que é usado em cosméticos? Máscara de hidratação capilar: veja porque investir neste produto Produtos essenciais para os cuidados capilares Indústria de cosméticos com ações sustentáveis