Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios
Se há alguns anos atrás o mercado da beleza tinha o público feminino como seu único cliente, hoje, com a naturalização das rotinas de beleza, o público masculino está acendendo nessa indústria, motivando a criação de linhas de cosméticos específicas para homens.
Neste post, contamos um pouco mais sobre o crescimento dessa tendência e mostramos por que a sua marca deve investir em uma linha de cosméticos masculinos. Quer saber mais? Então se liga no conteúdo que preparamos a seguir!
Após ficar concentrado durante anos no universo feminino, finalmente é possível dizer que o tópico “beleza” está se tornando cada vez mais forte no universo masculino.
Segundo uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), 8 em cada 10 homens concordam com a frase “foi o tempo em que só mulheres se preocupavam com beleza”.
Os dados não mentem! De acordo com a empresa de consultoria Research & Markets, o setor de cosméticos e produtos de beleza voltado para homens atingiu o marco de US$ 69 bilhões em 2020.
E tudo indica que esse crescimento irá permanecer em alta. Segundo um levantamento realizado pela Revista Forbes, o mercado de beleza masculina tem potencial de movimentar cerca de US$ 78,6 bilhões em 2024.
Falando especificamente do Brasil, esse setor fica ainda mais aquecido. Afinal, o mercado brasileiro é o quarto maior mercado do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.
Inclusive, segundo o Euromonitor, o Brasil representa cerca de 13% do mercado global de beleza masculina.
Portanto, se há algum tempo atrás o investimento no mercado de beleza masculino foi considerado uma aposta, agora ele se consolida como parte crucial do futuro da indústria cosmética.
O aumento das barbearias pode ser considerado um grande motivador para o crescimento do mercado de beleza masculina.
De acordo com dados da ABIHPEC, no primeiro trimestre de 2022, o setor de barbearia deu um salto de 6,5% em comparação aos primeiros três meses de 2021.
A busca por serviços mais sofisticados e experimentais, que unem o corte de cabelo e barba, estão cada vez maiores. E isso reflete no investimento em produtos que cuidem dessas regiões!
Algumas barbearias até oferecem uma “lojinha” aos clientes que visitam o espaço. Dessa forma, o público consegue ter acesso aos produtos usados na finalização da barba e cabelo, potencializando suas rotinas de beleza de forma natural.
Outro grande motivador do crescimento do mercado de beleza masculina é a praticidade no momento da compra. Especialmente quando falamos dos serviços de marketplace, onde é possível encontrar produtos para todos os tipos de público.
Em 2022, a 44ª edição do Webshoppers identificou que, dentre os consumidores brasileiros, 19% dos clientes chegam até as lojas através das redes sociais e 13% dos consumidores apontaram os sites de busca como a principal maneira de chegar até as lojas.
Essa atuação do universo digital leva a outro insight de extremo potencial no setor de beleza masculina: os influenciadores.
Para conquistar o público e levantar novos clientes, as empresas da área estão investindo pesado no marketing de influência, criando parcerias com criadores de conteúdos e influencers masculinos nas redes sociais.
Além da conversão de vendas, essa atitude também pode ser usada para naturalizar ainda mais o consumo de beleza por parte do público masculino, derrubando aquele estigma que foi construído há anos atrás.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Raia Drogasil, em 2022 houve um crescimento de 27% na procura de produtos de beleza masculina.
Dentre os produtos mais vendidos, estão a pomada capilar, o shampoo 2 em 1 (que une shampoo e condicionador em um só produto) e os balms para o tratamento da barba.
Além dos produtos para cabelo, outra categoria que vem se destacando entre os homens é a de skincare. Produtos como sabonete facial, protetor solar e lipbalm estão ganhando cada vez mais espaço no nécessaire masculino.
Um ótimo insight para as marcas que desejam apostar nesse mercado é investir em kits com os principais produtos que o consumidor precisa para realizar o seu autocuidado diário.
Justamente por terem um perfil menos “garimpeiro” que as mulheres, os consumidores masculinos do mercado da beleza preferem a praticidade de já levar todos os produtos em uma única compra. E os kits pré montados casam bastante com essa demanda.
A Stoa Indústria conta com um time de Pesquisa e Desenvolvimento preparado para atender às demandas da sua marca.
Nosso setor de produtos capilares oferece os cosméticos mais procurados pelo consumidor de beleza masculina. Dentre os produtos do nosso catálogo, estão o shampoo, o condicionador e a pasta para barba.
Acesse a main page do nosso site e saiba como produzir a sua própria linha de cosméticos masculinos. Esperamos pela sua visita!