Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios
A crescente adoção da inteligência artificial (IA) no setor de cosméticos tem revolucionado a forma como as empresas do ramo abordam desafios comuns relacionados à beleza e autocuidado.
Através do uso de algoritmos e análise de dados, a inteligência artificial oferece uma série de oportunidades para melhorar a experiência do cliente, personalizar produtos, oferecer inovação e otimizar processos de desenvolvimento.
Neste texto, compartilhamos as principais informações sobre o tema e mostramos, através de exemplos, as possibilidades que existem no momento de investir na inteligência artificial para cosméticos. Confira!
A inteligência artificial (IA) nada mais é do que um campo da ciência da computação, cujo objetivo é criar sistemas capazes de realizar tarefas que, normalmente, exigiriam inteligência humana.
Em resumo, a ideia central por trás da IA é desenvolver máquinas e sistemas que possam simular certos aspectos do pensamento humano, como aprender, raciocinar, tomar decisões e resolver problemas.
Existem diferentes abordagens e técnicas dentro da inteligência artificial, incluindo aprendizado de máquina, redes neurais artificiais, lógica simbólica, algoritmos evolutivos e processamento de linguagem natural.
O aprendizado de máquina é uma área importante da IA, em que os sistemas são projetados para aprender e melhorar com base em dados e experiências anteriores, em vez de serem explicitamente programados para tarefas específicas.
Portanto, pode-se dizer que a IA é alimentada por dados que evoluem de acordo com o uso. É como se fosse uma máquina que aprende com você, ficando mais “inteligente” e compreendendo o que se espera dela.
A aplicação da inteligência artificial na indústria cosmética deixou de ser apenas uma novidade e se tornou uma necessidade. Cada vez mais, os consumidores desse mercado procuram alternativas que possam customizar os produtos e serviços de acordo com suas condições particulares. E a IA cumpre bem esse papel!
Segundo uma pesquisa realizada pela Forrester, 77% dos clientes estão dispostos a pagar um valor maior por um serviço ou experiência personalizada. Porém, como garantir a entrega de um serviço que seja perfeitamente adequado ao seu cliente? A resposta está no uso de tecnologia!
Para solucionar as dores habituais do público, tais como a procura pelo tom ideal de base ou a rotina de cuidados com a pele ideal, marcas de cosméticos e outros itens relacionados à beleza têm utilizado a inteligência artificial. E vem dando muito certo!
Seja na forma de sistemas, softwares e até mesmo produtos, a inteligência artificial já chegou a muitas empresas do ramo de cosméticos. A seguir, compartilhamos alguns exemplos de IA que deram certo nesse segmento para inspirar todos que desejam investir nessa tecnologia.
Começando por empresas de cosméticos nacionais, temos a Natura, que em 2022, lançou uma ferramenta para celular que recomenda produtos com base em uma selfie. A partir de uma foto com o rosto limpo, o cliente recebe algumas sugestões de maquiagem e skincare que podem ser interessantes para o seu ritual de beleza.
O Boticário também já apostou na IA para personalizar seus serviços. Levando a inclusão para sua máxima potência, a empresa lançou o protótipo de um batom inteligente, capaz de definir exatamente o contorno dos lábios para uma aplicação precisa. Ideal para pessoas com limitações de movimento e/ou para pessoas com deficiência visual.
Em 2020, a marca global de maquiagem, MAC, lançou em seu e-commerce o Studio Virtual Try-On, uma ferramenta que encontra a base perfeita para cada usuário através da câmera do celular. Além disso, a ferramenta também oferece funções para que as pessoas experimentem batons e sombras, a fim de descobrir as melhores cores.
Outra grande empresa que também apostou na IA foi a L’Oréal, que criou o Perso, um dispositivo que não apenas examina a pele para compreender a rotina ideal de cuidados com a pele, mas também cria produtos personalizados de beleza e maquiagem.
Trazendo o foco para o universo capilar, temos a empresa Just For You, que vem usando a IA para coletar dados de consumidores e, a partir disso, cruzar componentes para criar um produto 100% personalizado para suas necessidades.
Todas essas possibilidades têm a capacidade de se adequar aos novos consumidores, que já se encontram imersos em um mundo digital, tecnológico e em constante evolução.
O futuro do mercado da beleza está próximo e as soluções proporcionadas pela IA estão tornando os processos de compra cada vez mais ágeis. Você está preparado para abraçar essa evolução e aproveitar todas as oportunidades que ela oferece?
Quer ficar antenado sobre tudo o que está acontecendo na indústria de cosméticos? Acessando a página inicial do nosso Blog, é possível conferir mais conteúdos sobre esse mercado. Venha nos visitar!