Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios
Realizar o descarte consciente de cosméticos é algo que deve ser feito com uma certa atenção se o intuito for levar a frente a ideia de um consumo mais sustentável.
Muitos produtos contêm em suas formulações várias substâncias químicas que, ao serem descartadas de forma indevida, podem acabar causando sérios danos aos ecossistemas do planeta.
Neste post, compartilhamos algumas dicas de como fazer o descarte consciente e comentamos como as indústrias cosméticas podem seguir por um caminho em prol da sustentabilidade. Confira!
A degradação do meio ambiente é o grande motivo pelo qual o descarte consciente merece uma atenção especial.
Estima-se que, na maioria dos processos de produção de cosméticos convencionais, são produzidas – anualmente – cerca de 78 milhões de toneladas de lixo e utilizadas mais de 10 mil substâncias químicas.
Além de apresentarem riscos à saúde dos organismos vivos, esses resíduos também demoram anos para se decompor totalmente, se acumulando mais e mais nos ecossistemas que compõem o planeta.
Alguns pesquisadores alertam que, se o descarte consciente não for uma estratégia levada à frente, até 2050 terá mais plástico nos oceanos do que peixes.
Resumidamente, a melhor forma de descartar os resíduos de cosméticos – seja ele um resíduo químico ou físico – é encaminhando-os para empresas especializadas em reciclagem e descontaminação.
Optando por esse método, você terá a garantia de que os resíduos serão descartados corretamente e, dependendo do item, serão reaproveitados em uma nova cadeia produtiva.
Abaixo, mostramos qual é a melhor forma de descartar cada tipo de resíduo, baseando-se em suas características. Dá uma olhada!
Em pequenas quantidades, os cosméticos líquidos podem ser descartados nas redes de esgoto que recebem um tratamento específico de seu efluente. Não faça esse descarte diretamente na natureza! Os líquidos podem ter substâncias capazes de agredir o meio ambiente.
Já os resíduos sólidos e pastosos, como cremes hidratantes e maquiagens, podem ser descartados junto com os resíduos comuns. O único adendo é que esses resíduos devem ser encaminhados diretamente para aterros sanitários.
Os aterros possuem toda a estrutura necessária para “purificar” esses resíduos e, assim, evitar a contaminação da água e do solo, portanto, não se esqueça desse detalhe.
Quando se trata de descartar as embalagens dos cosméticos, a reciclagem segue sendo a melhor alternativa. Especialmente as embalagens desenvolvidas com plástico, que são as mais encontradas nos ecossistemas.
No processo de reciclagem, o material é submetido a uma transformação química, que vai transformá-lo em uma nova matéria-prima, possibilitando a sua reutilização.
Em 2010 foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), uma logística reversa fundamental para a reciclagem nacional do lixo e essencial para a redução nos impactos ao meio ambiente.
De acordo com a Lei Federal nº 12.305/2010, a logística reversa simboliza um conjunto de ações destinadas a viabilizar a coleta e restituição dos resíduos sólidos dos setores empresariais, impulsionando o reaproveitamento adequado dos descartáveis.
A logística reversa é responsável por promover a coleta, a reciclagem, o tratamento e a disposição final dos resíduos descartáveis após o seu consumo, portanto, está diretamente vinculada à responsabilidade das empresas onde seus produtos são vendidos.
Precisa de ajuda para tornar o seu negócio mais sustentável? Acessando o site da Stoa Indústria, você conhece a história da empresa e confere todos os serviços oferecidos por ela. Estamos esperando pela sua visita!