Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios
A estratégia multicanal representa uma solução encontrada pelas empresas no momento de otimizar a interação com os clientes e impulsionar o fluxo de vendas.
Neste artigo, exploramos a aplicação da estratégia multicanal nas empresas de cosméticos e compartilhamos os principais benefícios dessa prática para o crescimento do seu negócio. Confira!
A estratégia multicanal, como o próprio nome já diz, representa uma prática de venda que explora uma ampla variedade de canais de compra e atendimento, oferecendo uma experiência unificada ao consumidor final.
A partir da estratégia multicanal, as empresas conseguem promover a integração dos diferentes canais disponíveis, otimizando a experiência e possibilitando ao cliente escolher quais canais são mais vantajosos para as suas necessidades.
Essa estratégia abraça tanto os canais físicos, quanto digitais, integrando lojas físicas, e-commerces, marketplaces, aplicativos móveis e até mesmo redes sociais.
Em um cenário contemporâneo, onde o consumidor gosta de considerar diferentes canais de venda antes de realizar a compra, a estratégia multicanal aparece para atender às diferentes demandas do cliente.
Como citamos anteriormente, a estratégia multicanal consiste em integrar diferentes canais de venda, de forma que o cliente possa navegar entre eles e escolher qual – ou quais – mais o contempla.
Portanto, o ponto de partida para a construção de uma estratégia multicanal é o investimento em uma tecnologia que consiga integrar mais de um canal de venda, permitindo uma gestão unificada de estoque, pedidos, rastreio e dados compartilhados pelo cliente.
Um clássico exemplo das estratégias multicanal são as lojas que realizam vendas online e permitem a retirada na loja física. Dessa forma, os clientes podem iniciar a experiência em um canal de compra e concluir em outro.
Também existem as lojas que disponibilizam o serviço contrário, ou seja, oferecem a compra na loja física e o cliente recebe o pedido em casa, podendo acompanhar o rastreio por meio de um aplicativo móvel.
Vale reforçar que, apesar de ser constantemente utilizada em canais de venda, a estratégia multicanal também abraça os canais de atendimento, garantindo ao cliente uma experiência personalizada, independente do meio que o consumidor escolheu para interagir.
Um ótimo exemplo de atendimento multicanal é aquele que começa na loja física e é finalizado por e-mail ou mensagem de texto. Através dele, o cliente recebe um atendimento ao vivo e, posteriormente, consegue avaliar a experiência na loja de forma rápida, prática e com total privacidade.
Isso sem falar no pós-atendimento realizado através dos aplicativos de mensagem de texto, como o WhatsApp, por exemplo, que é uma ótima ferramenta para coletar feedbacks, estreitar a relação com o consumidor e obter insights valiosos para atendimentos futuros.
Uma das grandes vantagens da estratégia multicanal é adaptar os serviços oferecidos pela empresa de acordo com os hábitos de compra e interação do cliente.
Além de atender as preferências individuais de cada consumidor, ao integrar e oferecer diferentes canais, a empresa consegue proporcionar uma experiência personalizada, promovendo a fidelidade do cliente final.
Vale pontuar que essa integração de canais também é capaz de otimizar a experiência do cliente na loja, uma vez que, ao unificar diferentes pontos de contato, a empresa constrói uma jornada mais fluida e interativa ao consumidor.
Por exemplo, um cliente pode descobrir um novo produto nas redes sociais, pesquisar mais detalhes no site da empresa e, finalmente, fazer a compra em uma loja física. A consistência e a facilidade de transição entre esses canais contribuem para uma experiência positiva e memorável.
Além disso, a estratégia multicanal também vem para deixar a empresa preparada para possíveis tendências, mudanças no comportamento de compra do mercado e eventos externos, que foi o que ocorreu durante a pandemia, por exemplo.
Com as lojas físicas temporariamente fechadas, as empresas tiveram que aderir à estratégia multicanal para preservar a relação com o cliente e dar continuidade às vendas, permitindo uma rápida adaptação às mudanças no comportamento do consumidor.
Isso sem falar na ampliação significativa do alcance da empresa, das vendas e da interação dos clientes, que tendem a surgir naturalmente quando uma proposta multicanal é oferecida.
Acessando a página inicial do nosso Blog é possível conferir mais conteúdos sobre empreendedorismo e mercado de cosméticos. Venha nos visitar!