Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios
Originária dos Estados Unidos, a Black Friday se tornou uma tradição mundial no setor de varejo e se destaca por oferecer descontos atraentes aos consumidores de diversas categorias.
Realizada na última sexta-feira do mês de Novembro, a Black Friday aparece como uma oportunidade significativa para as empresas que desejam impulsionar as vendas e conquistar novos clientes. E isso não será diferente no ano de 2023!
Neste artigo, contamos o que você, empreendedor, pode esperar da Black Friday 2023 e mostramos como as empresas e varejistas podem se preparar para vender mais durante esse evento. Confira!
A principal característica da Black Friday é, sem sombra de dúvidas, os descontos significativos oferecidos pelas marcas e varejistas.
Esses descontos englobam produtos de diversas categorias, indo desde o setor de moda e beleza, até o segmento de decoração, eletrônicos e produtos para a casa.
Justamente por disponibilizar itens com um valor muito abaixo do preço original, a Black Friday é rodeada por um grande volume de compras, fazendo com que o setor econômico fique extremamente aquecido.
A data é tão poderosa que existem clientes que esperam o ano inteiro para comprar aquele item que tanto almeja. Isso sem falar nas compras de Natal, que, geralmente, são antecipadas durante a Black Friday.
Portanto, os empreendedores e varejistas precisam estar com o estoque preparado e com as estratégias de venda devidamente desenhadas para lidar com esse aumento significativo nas transações.
Uma vez compreendidas as características da Black Friday, o próximo passo é organizar estratégias eficazes para aproveitar esse período de vendas. Confira abaixo algumas táticas que podem ser utilizadas durante esse evento:
Como citamos anteriormente, preparar o estoque e definir as promoções estratégicas são tarefas fundamentais para aproveitar a Black Friday em sua potência máxima.
Primeiramente, identifique os itens que já têm uma maior procura na sua loja, selecione aqueles que você deseja destacar e, por fim, avalie as condições do seu estoque, certificando de que você já tenha as quantidades ideais para atender a demanda do público.
Feito isso, comece a desenhar as promoções que você irá aplicar ao longo do evento, considerando não só os descontos, como também programas de fidelidade e pacotes especiais – como o clássico “compre um, leve outro”.
Não se esqueça de estabelecer as metas que você deseja alcançar e organizar estratégias de marketing que te ajudem a obter esse resultado.
Mais uma vez: nem só de preços baixos se constrói a Black Friday. Também vale a pena considerar promoções exclusivas, que ofereçam benefícios adicionais aos clientes. Acredite: isso fará a sua loja se destacar entre os concorrentes!
Neste ponto, é possível considerar descontos progressivos com base no valor total da compra, frete grátis para as compras online e até mesmo brindes ou amostras grátis a partir de um valor mínimo de compra.
Aqui, o intuito é chamar atenção do cliente, se destacar entre os concorrentes e estimular a compra de mais itens para a obtenção de determinados presentes.
Por último, mas não menos importante, temos os famosos programas de fidelidade, que podem ser utilizados não só na Black Friday, como também durante o ano inteiro.
Entre as principais ações vinculadas aos programas de fidelidade, temos os descontos exclusivos para membros do programa e os clássicos pontos de recompensa, onde a cada compra, o cliente acumula um ponto que, futuramente, podem ser trocados por descontos ou produtos gratuitos.
Não deixe de acompanhar o blog da Stoa Industria, lá você encontrará conteúdos valiosos sobre marketing e estratégias de venda para garantir o sucesso do seu negócio na Black Friday!