Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios
Considerado um nutriente extremamente importante para a saúde do corpo humano, o Zinco tem participação direta nos processos metabólicos do organismo e é uma das principais substâncias responsáveis pelo equilíbrio da fibra capilar.
Quando se trata da saúde dos cabelos, o Zinco fica responsável pela renovação celular dos tecidos capilares e contribui diretamente para uma melhora na textura e brilho da superfície do fio, proporcionando às madeixas aquele aspecto saudável e bem cuidado.
Neste post, contamos como a substância atua sobre os fios e quais são os principais benefícios do Zinco para o cabelo. Confira!
O Zinco é um dos minerais mais importantes para a manutenção da saúde do organismo humano. A substância atua como um catalisador de diversos processos fisiológicos que ocorrem em nosso corpo, participando ativamente no que diz respeito ao metabolismo.
Além de favorecer a ação de aproximadamente 100 enzimas diferentes, o Zinco também atua diretamente na síntese de proteínas, na divisão celular, nos processos de cicatrização, na síntese de DNA, na produção hormonal e na melhora da qualidade sensorial, olfativa e do paladar.
E, ah! Não podemos deixar de falar sobre a sua participação no sistema imunológico, que é fundamental para a produção das células de defesa e, consequentemente, no combate a vírus e bactérias.
O Zinco pode ser encontrado tanto em alimentos de origem animal, quanto naqueles de origem vegetal. As principais fontes de Zinco são as carnes vermelhas, ovos, frutos do mar, cereais integrais e oleaginosas.
Nos cabelos, o Zinco atua no processo de renovação celular e na metabolização de vitaminas e proteínas que são fundamentais para um crescimento capilar saudável.
Suas propriedades são responsáveis por trabalhar na reparação dos quadros de enfraquecimento, quebra, queda ou qualquer fator que esteja influenciando no desenvolvimento dos cabelos.
Inclusive, é justamente por essa característica que o Zinco é tão utilizado no tratamento da calvície. Sua ação visa fortalecer o cabelo e deixá-lo bem longe dos sinais de envelhecimento precoce.
Devido à sua atuação no processo de renovação celular, o Zinco apresenta como seu principal benefício a reparação do tecido capilar, tendo grande influência na tarefa de suavizar a textura e brilho do fio.
Além disso, o mineral também é conhecido por ter ação anti-inflamatória e auxiliar no equilíbrio da produção de sebo, que é realizada pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.
Esse controle na produção de óleo é essencial para equalizar a hidratação da região e prevenir doenças capilares como caspa, entupimento de poros, seborreia, alergias e até mesmo queda de cabelo.
Inclusive, como foi citado no tópico acima, é justamente por oferecer todos esses benefícios que o mineral está diretamente ligado ao tratamento contra a calvície e diminuição de fios, combatendo os sinais de envelhecimento precoce.
Além do Zinco, existe uma série de outros nutrientes que possuem um papel fundamental no desenvolvimento capilar. Abaixo, listamos os principais e mostramos, resumidamente, como eles atuam no bem-estar dos cabelos.
Gostou de conhecer os benefícios do Zinco para o cabelo? Acessando a página inicial do nosso Blog, você confere mais conteúdos relacionados a beleza e bem-estar. Esperamos pela sua visita!