Por favor ative o JS

Beleza masculina é tendência no mercado de cosméticos

Banner Beleza masculina é tendência no mercado de cosméticos

Após muitos anos sendo colocada em segundo plano, a beleza masculina finalmente está assumindo um papel de protagonismo e ocupando o seu espaço no mercado de cosméticos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), oito a cada dez homens concordam com a frase “foi o tempo em que só as mulheres se preocupavam com a beleza”.

Neste post, comentamos sobre a tendência da beleza masculina na indústria de cosméticos, fazendo um comparativo com as décadas passadas e indicando quais são os cosméticos promissores dentro desse nicho. Confira!

Mercado da Beleza x Público Masculino

Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu alguém usando palavras ofensivas ou chamando de narcisista um homem que se preocupa com a sua saúde e beleza.

Durante um bom tempo, devido a uma série de padrões de comportamento enraizados na sociedade, o público masculino esteve afastado de tudo o que remetesse vaidade e autocuidado.

Até mesmo o mercado da beleza foi responsável por “ditar” o que é certo e o que é errado, não é mesmo? Quantas vezes ao longo dos anos vimos um homem em uma campanha de maquiagem? Em uma campanha de tintura capilar? Ou até mesmo em uma campanha de creme corporal?

A grande maioria das ações e materiais institucionais divulgados por uma marca tem a mulher como seu público-alvo. Seja em comerciais de TV, banners de lançamento ou na embalagem dos cosméticos, a imagem feminina sempre está ligada ao mercado da beleza.

Porém, nos últimos anos temos presenciado diversas mudanças. Um momento com uma maior discussão acerca de gênero e saúde mental e, consequentemente, um período de rupturas acerca do que já deveria ter sido aceito na sociedade.

E é justamente em meio a esse momento transformador que podemos falar abertamente sobre beleza e autocuidado masculino.

Beleza é coisa de homem sim!

Pessoas que se identificam como homens se preocupam sim com saúde, beleza, autocuidado e bem-estar.

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela consultoria Research & Markets, o segmento de cosméticos masculinos deve movimentar até US$ 78,6 bi até o ano de 2024.

O Brasil, por exemplo, é um dos principais consumidores desse setor. De acordo com um levantamento de dados feito pela empresa Euromonitor, o país simboliza 13% do mercado global de beleza masculina.

As redes de drogarias Droga Raia e Drogasil são a prova disso. Ambas registraram um aumento de 27% na procura de produtos de beleza masculina só em 2022, motivando as empresas a oferecer produtos de qualidade a um preço justo para esse “novo público”.

Em entrevista para o portal E-commerce Brasil, o CEO da The Men’s (marca de saúde especializada em beleza masculina), Danilo Bertasi, compartilhou que educar, gerar discussão e escutar os homens são as principais estratégias para impulsionar as vendas desse setor.

“Trazer tecnologia, inovação e eficiência aliados à incessante pesquisa de campo, de ouvir, entender e desenvolver produtos exclusivos são a chave para um maior consumo dos homens, uma vez que atendam suas necessidades e nos faça querer consumir ainda mais” afirma Danilo.

Todo cosmético tem potencial de venda!

De acordo com as redes de drogarias Droga Raia e Drogasil, entre os produtos de beleza masculina mais vendidos estão as pomadas capilares, espumas de barbear, lâminas, shampoos 2 em 1 e géis capilar.

Porém, apesar das categorias “barba e cabelo” serem as mais populares, existe uma série de outras possibilidades no que diz respeito ao público masculino. A tarefa das marcas é pensar fora da caixa!

Marcas de skincare como Sallve e Simple Organic, por exemplo, inserem modelos masculinos há anos em suas campanhas publicitárias. Isso cria proximidade com o público e permite que o consumidor se enxergue dentro de um cenário de autocuidado.

É necessário que as empresas parem de reforçar estereótipos e mostrem que a beleza pode e deve ser um lugar confortável para todos. E isso envolve todas as categorias desse mercado. Desde cabelo e barba, até skincare, nailcare e maquiagem.

Saiba mais sobre o mercado da beleza masculina com a Stoa Indústria!

Gostou do conteúdo? Acessando a página inicial do Blog da Stoa, você tem acesso a outros temas relacionados às tendências do mercado da beleza. Venha nos fazer uma visita e conferir o que há de novo nesse universo!



Últimos posts

Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios Óleos essenciais para tratamentos capilares Como aumentar vendas no dia dos namorados? Entenda Cosméticos veganos: conheça os principais benefícios para a pele Saiba tudo sobre detox capilar Silício inteligente: o que é e como funciona? Descubra a origem do consumo de cosméticos orgânicos e por que eles estão ganhando popularidade no mercado Produtos para comercializar no ramo de cosméticos Diferenças entre ácido lático e ácido tanino Confira os produtos essenciais para pele e cabelo no outono Terceirização de cosméticos: dicas para quem quer empreender Carnaval: 5 dicas de cuidados com o cabelo Conheça 5 filmes inspiradores sobre empreendedorismo Mulheres empreendedoras no ramo de cosméticos Dia do profissional da beleza: reconhecimento e valorização Perfis dos consumidores de beleza em 2023 Nanotecnologia nos cosméticos: o que é? Como ela atua? Leave-in capilar durante o verão: por que usar? Cosméticos naturais, orgânicos e veganos: qual a diferença? Identidade visual: qual a importância para sua marca de cosméticos? Como regularizar um produto cosmético na Anvisa? Saiba mais! Ácido Lático: por que é usado em cosméticos? Máscara de hidratação capilar: veja porque investir neste produto Produtos essenciais para os cuidados capilares Indústria de cosméticos com ações sustentáveis