Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios
Investir em embaixadores de marca pode ser uma ótima estratégia para sua empresa aumentar a credibilidade do negócio, se aproximar do público e, consequentemente, realizar mais vendas.
Existem várias formas de fortalecer a presença da sua empresa através de embaixadores. E uma delas é capacitar os seus próprios clientes para exercerem esse papel, transformando-os em defensores e promotores entusiásticos do seu negócio.
Neste artigo, compartilhamos tudo o que você precisa saber sobre esse universo e mostramos alguns insights de como selecionar os embaixadores ideais para a sua marca de cosméticos. Confira!
Os embaixadores de uma empresa são aqueles indivíduos que não só apreciam e apoiam os produtos que a marca fabrica, como também se identificam em um nível pessoal com as propostas, valores e posicionamentos da companhia.
Geralmente, eles são o primeiro ponto de contato do consumidor com a marca. Portanto, é necessário que eles não apenas tenham o conhecimento dos produtos e das ideias compartilhadas, como também se identifiquem com o que é apresentado pela empresa.
Para se tornar um embaixador de uma marca, nem sempre é necessário que a pessoa seja uma celebridade. Às vezes, um micro influenciador ou até mesmo um cliente da marca é tão vantajoso quanto uma pessoa que tem um reconhecimento no mercado.
Inclusive, para muitas empresas, basta ter autoridade no assunto e compartilhar a mesma visão e valores para ser representante.
E, ah! Vale dizer que apesar do know how ser importante, ele não é o fator principal para se tornar um embaixador. Além de divulgar as promoções e produtos da marca, o embaixador precisa ter uma conexão genuína com a empresa, a ponto de o público associar naturalmente o rosto da pessoa à marca.
Como citamos acima, o embaixador de uma marca é encarregado de transmitir a mensagem da marca ao público, da maneira mais clara e direta possível.
Geralmente, essa comunicação é realizada a longo prazo, com pelo menos seis meses de divulgação. Esse é o período ideal para que o público comece a associar naturalmente o representante à marca, tornando o relacionamento mais personalizado.
Em sua rotina de trabalho, o representante irá desenvolver conteúdos que expressam os valores e objetivos da marca de maneira autêntica. Afinal, ele também é um admirador e se identifica com o estilo de vida proposto pela companhia.
A principal vantagem de investir em um embaixador de marca é o fato dele contribuir diretamente para a estratégia comercial da empresa.
Como os consumidores confiam mais nas opiniões de pessoas do que nas marcas, a conversão de um cliente em potencial pode ser acelerada. Especialmente no universo da beleza, onde o “boca a boca” e as resenhas são tão importantes para converter uma nova venda.
O representante da marca vai facilitar os primeiros contatos entre a marca e os clientes, estabelecendo uma conexão mais genuína com seus produtos e valores.
Ter um embaixador também auxilia na construção de uma comunidade em torno da sua marca, ou seja, pessoas que não apenas o seguem, mas que efetivamente compram de você e, na maioria das vezes, de maneira recorrente.
Para ter embaixadores, é interessante que a marca desenvolva uma estratégia de marketing bem definida, com objetivos e propósitos fortalecidos, e fique atenta a alguns fatores específicos.
Abaixo, listamos em tópicos o que deve ser levado em consideração no momento de selecionar um representante para a sua empresa de cosméticos. Veja:
Definidos esses pontos, fica muito mais claro fazer a escolha de um representante que realmente abrace os posicionamentos da empresa.
Como citamos anteriormente, muitas marcas de cosméticos enxergam os seus próprios clientes como os embaixadores de seus negócios. Isso porque ao fidelizar os clientes, as empresas adquirem o famoso “boca a boca” grátis e absolutamente confiável.
Afinal, um cliente satisfeito tem muito mais chances de indicar o negócio e converter uma venda, do que uma pessoa “de fora”, que possivelmente foi contratada pela marca para fazer publicidade – o que é muito recorrente no mercado da beleza.
E como fazer com que os seus clientes tornem-se os porta-vozes da sua marca? Que tipo de prática a empresa pode adotar para fazer com que o consumidor recomende o produto para outra pessoa? A resposta está na experiência de atendimento!
Atualmente, os clientes procuram por experiências que excedam suas expectativas. E é certo de que, se tiverem essas experiências memoráveis, eles irão compartilhar com outras pessoas.
No entanto, não é suficiente superar as expectativas apenas de forma mínima. Com a concorrência acirrada nos dias atuais, os consumidores estão expostos a vários esforços dos concorrentes. Portanto, se você deseja que seus clientes falem sobre sua empresa, é necessário ir muito além do comum.
Ademais, existem algumas ações que podem ser realizadas a curto prazo para garantir a fidelidade do cliente. Entre essas ações, podemos citar um pós-atendimento próximo e cuidadoso, um contato mais próximo nas redes sociais (com bastante interação) e um maior cuidado no acolhimento deste cliente dentro da loja.
Implemente imediatamente essas estratégias, direcione seus esforços para alcançar os objetivos mais importantes e esteja pronto para transformar os clientes em embaixadores da marca!
Acessando a página inicial do Blog da Stoa é possível conferir mais dicas e conteúdos sobre mercado de trabalho e empreendedorismo. Venha nos visitar!