Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios
Apesar da crise econômica mundial provocada pela pandemia do novo coronavírus, o mercado de cosméticos permaneceu em alta e registrou um avanço significativo em meio ao período de confinamento.
De acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o mercado da beleza finalizou o primeiro ano da pandemia (2020) com um crescimento de 5,8% e, desde então, vem registrando uma constante consolidação.
Além da intensificação dos hábitos de higiene pessoal, que fizeram com que o álcool em gel conquistasse uma alta de 808%, nesses últimos dois anos o mercado da beleza também desenvolveu um laço emocional com seus consumidores, já que os rituais de autocuidado vieram como uma forma de desestressar a rotina de confinamento.
Porém, esses não são os únicos pontos altos dessa indústria! O mercado de cosméticos apresenta uma série de outros benefícios para quem deseja apostar no segmento.
Neste artigo, separamos 5 razões para investir no mercado de cosméticos. Por isso, se você está pensando em empreender, se liga no conteúdo que preparamos a seguir!
Você sabia que o Brasil tem o quarto maior mercado de beleza e higiene pessoal do mundo?
De acordo com o Euromonitor Internacional – instituição responsável por prover pesquisas de mercado -, 47,8% do faturamento de beleza brasileiro é simbolizado pelo lucro de cinco empresas: Natura, Grupo Boticário, Grupo Unilever, Grupo L’oréal e Colgate-Palmolive.
E isso não mudou com o surgimento da pandemia. Mesmo em frente a um cenário delicado, o mercado da beleza se manteve em alta, especialmente nas transações por e-commerce.
Inclusive, de acordo com um estudo feito pela Avon, na pandemia, os cosméticos assumiram um caráter emocional e foram essenciais para lidar com o período de confinamento.
Não é à toa que o mercado da beleza tem um mercado tão forte! Dentro desse universo as possibilidades de investimento são altíssimas.
Além do segmento de cabelo, maquiagem e higiene pessoal, que são os nichos mais procurados da indústria, o mercado da beleza também conta com as categorias de skincare, bodycare, perfumaria e, recentemente, silver beauty, oferecendo um prato cheio para os empreendedores.
Variedade de cosméticos é sinônimo de lucratividade. Quanto mais uma marca se comunicar com as necessidades do seu público-alvo, mais ela vai gerar lucro. É possível apostar em inúmeras categorias ou concentrar o foco em apenas um nicho. A dica é investir aos poucos e analisar o que os consumidores estão buscando.
Um dos pontos altos do mercado da beleza é que nem sempre você precisará mover montanhas para fidelizar o seu público-alvo. O próprio cosmético adquirido já consegue fazer isso por você.
É fato: a indústria da beleza tem uma taxa de recompra muito forte. Uma vez que o consumidor aprovar o seu produto, dificilmente ele deixará de tê-lo em sua rotina. Às vezes o cosmético nem acabou ainda e o cliente já está visitando a loja para adquiri-lo novamente.
Além disso, o comportamento de compra desse mercado também já mostrou a receptividade do público para as experimentações. Mesmo que o produto de sua preferência tenha acabado, o consumidor de beleza tem se mostrado bastante aberto a experimentar um item similar para garantir a sua reposição, contribuindo para esse ciclo de recompra.
Outra super razão para investir neste universo é que independente da categoria, a inovação é um cenário comum em qualquer nicho do mercado da beleza.
Todos os meses novos produtos são lançados e, de tempos em tempos, surgem novas tendências de beleza capazes de mudar o comportamento de compra e revolucionar a produção do mercado.
Por isso, se você, que está lendo esse texto, é o modelo de empreendedor que sente o desejo de estar sempre inovando e apostando em novas tecnologias, então o mercado da beleza será perfeito para você.
No mercado da beleza, é comum que os clientes tornem-se devotos às marcas que os fidelizam.
Além de uma forte interação nas redes sociais, onde o cliente é estimulado a trocar com outros consumidores e compartilhar suas experiências de compra, o consumidor também tende a adquirir novamente os itens que o fidelizam, fazendo com que a marca não tenha tanta dificuldade em trazê-lo de volta à sua loja.
Aqui, a dica é surfar na onda e aproveitar essas interações para melhorar ainda mais a experiência do cliente. Se a empresa se preocupar em oferecer um atendimento impecável e dedicar-se ao pós-venda, pode ter certeza que os consumidores vão valorizar ainda mais a marca e os produtos disponibilizados por ela.
Para adquirir mais dicas sobre comportamento de compra e mercado de cosméticos, acesse o site da Stoa Indústria e confira os demais conteúdos publicados em nosso Blog. Te esperamos!