Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios
O consumo consciente deixou de ser uma prática secundária para assumir um caráter de urgência na sociedade.
Os números não mentem. Cada ano que passa são produzidos 1,3 bilhão de toneladas de lixo no mundo e 78 milhões somente no Brasil, causando impactos ambientais negativos não só ao meio ambiente, mas também à saúde do nosso organismo.
A mudança deve ser levada a sério e precisa ocorrer a partir de já! Neste post, separamos 5 hábitos sustentáveis para você inserir em sua rotina e adotar um consumo mais consciente. Confira!
Apesar de ser uma iniciativa simples, separar o lixo da sua residência contribui mais para o meio ambiente do que você imagina.
A separação correta diminui a quantidade de resíduo destinada a aterros e lixões, que podem acabar poluindo lençóis freáticos, liberar gases nocivos ou servir de abrigo para animais transmissores de doenças.
A reciclagem permite que o material consumido volte ao ciclo produtivo sem a necessidade de usar recursos naturais. Por isso, separe vidros, plásticos, metais e papéis e envie o lixo para a coleta seletiva da sua cidade.
No momento de adquirir novos produtos, dê preferência àqueles que possuem selos de certificação, uma vez que costumam ser de origem confiável e não incentivam a desestabilização do meio ambiente.
Busque por alimentos orgânicos (com certificados IBD), consuma carnes vermelhas de empresas que não estejam vinculadas ao desmatamento de novas áreas (com selos Rainforest Alliance), produtos de madeira com fonte legal e sustentável (FSC) e empresas que reciclam as embalagens que produzem (selo eureciclo).
Outro hábito comum na rotina e que pode ser ainda mais valorizado é a reutilização de embalagens. Além de não exigir nenhum esforço, reutilizar o que a gente compra evita o consumo excessivo e gera menos volume de lixo em nossas casas.
Reutilize embalagens de vidros para guardar grãos e temperos, potes de plástico para armazenar alimentos no congelador e até mesmo garrafas pet para fazer uma horta caseira. Use sua criatividade para salvar o meio ambiente!
Sabia que a maior parte do lixo encontrado no oceano é composto pelo mesmo plástico utilizado nas sacolinhas descartáveis? Inclusive, cerca de 83% da água que sai da torneira das nossas casas contém partículas do material – que, por sinal, pode ser tóxico para o nosso organismo.
As sacolas retornáveis vieram como uma forma de amenizar esses danos causados no meio ambiente e em nosso organismo. Além de transportarem nossas compras do supermercado, as sacolas retornáveis são produzidas com material reciclável e evitam a produção excessiva de plástico.
Povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas simbolizam os verdadeiros guardiões dos nossos biomas.
De acordo com um estudo levantado pela ONU, as taxas de desmatamento da América Latina e do Caribe são significativamente mais baixas em áreas indígenas e de comunidades tradicionais, onde os governos reconhecem os direitos territoriais e coletivos.
Apoiar esses direitos e fazer doações para essas comunidades é o que mantém viva a segurança dessas posses e, consequentemente, a estabilidade de determinado bioma.
A Stoa Indústria conta com a ajuda de uma empresa autorizada para fazer o descarte ecológico dos resíduos gerados em meio ao processo de produção.
Dentro de sua sede, a Stoa possui uma ala onde ficam todos os resíduos acumulados durante o desenvolvimento dos produtos. Nela estão separados tanto os cosméticos fora do padrão, quanto as matérias primas que apresentaram irregularidades ou que estão vencidas.
A empresa responsável por esse serviço passa de tempos em tempos e, além de fazer a coleta de todos esses resíduos, também faz o descarte ecológico da forma correta, evidenciando a importância dessa ação.
Quer ficar por dentro de outros assuntos relacionados à sustentabilidade, consumo consciente e ao mercado da beleza? Acesse a página inicial do nosso blog e confira os conteúdos que preparamos para você! Te esperamos!