Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios
Se você acompanha os avanços da indústria da beleza, então possivelmente você já notou a ascensão que as barbearias conquistaram nos últimos anos.
De volta à cena em um formato inovador, esses estabelecimentos deixaram de oferecer apenas serviços de corte e barba, apostando agora em um espaço onde o cliente pode visitar para se distrair, ouvir uma boa música e socializar enquanto dá um toque no visual.
A lucratividade desse estilo de estabelecimento é o que vem conquistando muitos empreendedores. Neste post, separamos 5 dicas para a sua barbearia ter mais sucesso e conquistar uma série de novos clientes. Confira!
As redes sociais são alternativas poderosas e extremamente acessíveis para divulgar o espaço, os serviços e as promoções da sua barbearia.
Devido às suas inúmeras ferramentas, as redes sociais possibilitam que o empreendedor poste fotos do seu trabalho, vídeos do processo de embelezamento e até mesmo faça enquetes com os seus seguidores, atuando como uma forte aliada no momento de aproximar o público.
Para alcançar ainda mais sucesso com a sua barbearia, crie um cronograma de posts semanais e mantenha as redes sempre atualizadas. Essa estratégia é usada para aumentar a movimentação do seu perfil e trazer para perto novos clientes que possam se interessar pelo seu trabalho.
Ao pensar em uma barbearia, muitas pessoas já criam aquele esteriótipo de um local extremamente masculino, onde a maioria das pautas é voltada para esporte, futebol e mulheres.
Porém, é de suma importância entender que os tempos estão mudando e, hoje, aquele comportamento padrão que se espera de um homem está caindo por terra para dar espaço a uma legião de pessoas diversas, com suas próprias personalidades.
Por isso, pensando em proporcionar um espaço que seja confortável a todos, é trabalho do barbeiro oferecer um atendimento personalizado a cada cliente que sentar em sua cadeira. Ao invés de repetir um comportamento padrão, que tal tentar criar uma conexão com a pessoa que está interessada pelo seu serviço.
Acredite: essa preocupação em fazer com que o próximo se sinta mais à vontade é essencial para o sucesso de qualquer espaço, inclusive o de uma barbearia.
Além de apostar em um atendimento que faça com que o cliente se sinta em casa, também é trabalho do empreendedor criar algumas estratégias para trazer esse cliente de volta após algumas semanas.
Cartões de fidelidade costumam ser uma ótima jogada! Pense em uma promoção onde a cada 10 visitas do cliente, na 11ª ele é presenteado com um pacote completo em sua barbearia.
Pense bem! A pessoa irá cortar o cabelo de qualquer forma, então porque ela não escolheria o seu espaço, que além de oferecer um ótimo atendimento, também proporciona um bônus a cada visita? São estratégias como essa que fidelizam o cliente!
A identidade visual de um negócio simboliza uma das principais ferramentas para chamar atenção do cliente. E isso não muda quando estamos falando da decoração do ambiente.
Além do conforto, que, sem dúvidas, é o principal fator de qualquer estabelecimento que trabalha com beleza, o ambiente da barbearia também deve ser atrativo ao público. Os olhos do cliente devem brilhar ao ver a decoração do seu espaço.
Hoje em dia, muitas barbearias vêm adotando um estilo industrial na decoração de seus espaços. Acessível e cativante, esse estilo é composto por móveis antigos, parede de tijolos, muitas peças de madeira e algumas atrações secundárias para distrair o cliente.
O estilo retrô também vem ganhando bastante notoriedade! Para ele, o empreendedor deve investir em bancos diferentões, piso quadriculado, itens que fazem referência a carros antigos e muita cor vermelha. Experimente!
O conceito Barber Shop tem se mostrado cada vez mais evidente nas barbearias do Brasil. Nele, os atrativos não ficam limitados apenas aos serviços de cabelo e barba, mas também à experiência que o cliente terá dentro do seu espaço.
Dentre os principais serviços oferecidos pelo conceito Barber Shop podemos citar as áreas de entretenimento, compostas por bar, mesa de sinuca e/ou televisão e a lojinha de produtos disponibilizada pela própria barbearia, como pomadas de finalização, géis capilares, sprays fixadores e até mesmo canecas de cerveja.
Pense em alternativas que transformem a sua barbearia em um espaço de socialização, onde, além de retocar o visual, os clientes também vão para passar o tempo, se divertir, encontrar conhecidos e beber um drink.
Saiba tudo sobre a indústria da beleza!
Para adquirir mais dicas sobre o mercado da beleza, acesse o site da Stoa Indústria Cosmética e confira os demais conteúdos publicados em nosso Blog. Te esperamos!