Tudo sobre empreendedorismo feminino: o que é e quais são os desafios
O comércio eletrônico pode ser uma jogada muito interessante para os lojistas e empreendedores que desejam expandir o seu negócio. Especialmente no momento atual, em que a pandemia ressignificou o comportamento de compra e intensificou as vendas por e-commerce.
Pensando em auxiliar vocês, empreendedores, que desejam alavancar a sua empresa no mercado, separamos neste post 4 dicas essenciais para quem tem e-commerce e deseja vender mais. Abra seu bloco de notas e se liga no conteúdo a seguir!
É necessário entender que a criação de uma loja on-line é tão complexa quanto a abertura de uma loja física, especialmente quando estamos falando do mercado da beleza. Por isso, a pesquisa de mercado é uma das primeiras tarefas que devem ser feitas antes de criar um e-commerce.
Além de buscar referências de design e posicionamento, também é imprescindível levantar informações sobre o seu público-alvo, buscando saber onde ele mora, o que ele consome, quanto ele está disposto a gastar e qual o seu comportamento.
Dessa forma, é possível pensar no diferencial que você vai oferecer e, a partir disso, traçar metas que condizem com as informações coletadas.
Os seus clientes precisam se sentir seguros em seu e-commerce, portanto, ter uma boa política de privacidade, segurança, troca e devolução de produtos precisa ocorrer para que haja esse conforto no momento da compra.
É preciso comunicar o cliente que a sua loja não irá vender ou fornecer qualquer tipo de dado cadastrado por ele em seu site, bem como reforçar o Código de Defesa do Consumidor, onde o cliente tem até 7 dias corridos para se arrepender da compra.
Além disso, também se preocupe em adicionar um bom Selo de Segurança em seu e-commerce. A presença dessa ferramenta é o que assegura o cliente a comprar na sua loja com a certeza de que o produto chegará em sua residência.
Desenvolver um plano de marketing é imprescindível para que o seu e-commerce apareça na hora certa para o cliente certo. São as estratégias de marketing as grandes responsáveis por dar visibilidade e tornar a sua loja bem sucedida no mercado.
As redes sociais representam o caminho mais rápido e acessível para você fazer conversões e redirecionar o público para o seu site. Seja através de conteúdos orgânicos ou mídia paga, as publicações criadas nas redes sociais são capazes de interagir, criar um vínculo e ficar mais próximo do seu cliente.
Além disso, também é bacana olhar para as ferramentas de SEO, que são essenciais para que o cliente encontre o seu e-commerce e oferecem uma análise das métricas registradas em suas redes sociais.
Por último, mas não menos importante, não deixe de fazer promoções periódicas, levando em consideração as datas sazonais e alguns dias específicos voltados para o seu público – como o dia do maquiador, o dia do cabeleireiro e afins.
Faça um levantamento do que já tem no seu estoque e defina uma agenda de promoções ao longo do ano. Caso a execução dessas “promos” seja inviável, tente oferecer outros benefícios que agradem o consumidor – como frete grátis, e amostras grátis.
Independente da sua escolha enquanto empreendedor, nunca se esqueça de oferecer vantagens aos clientes. Elas têm o potencial de converter mais vendas e fidelizar o público. Tenha fresco na sua cabeça que quanto mais vantagens você oferecer ao cliente, mais fidelizado ele se tornará.
A Stoa é composta por um time de profissionais qualificados, que estão sempre preparados para atender às demandas do mercado.
Nossos times de Marketing e Pesquisa & Desenvolvimento são responsáveis por levantar informações sobre o público-alvo da sua empresa e, a partir disso, desenvolver estratégias capazes de levar o seu e-commerce às alturas. Acesse nosso site e conheça nossos serviços!