No dia 10 de fevereiro de 2023, a Anvisa proibiu no território nacional a venda de todas as pomadas para cabelo. Após 40 dias, liberou um lote com 930 produtos. Continue por aqui e entenda tudo sobre!
A medida foi tomada após uma onda de casos de lesão ocular associados à aplicação da pomada. Em alguns cenários, as pessoas tiveram queimaduras na córnea e até mesmo cegueira temporária.
De acordo com especialistas, a principal causa do problema é a substância Ceteareth-20 que, em altas concentrações, é capaz de causar efeitos adversos oculares graves, como a cegueira temporária.
Após análise, a Anvisa concluiu que, para utilizar a substância de forma segura, todas as pomadas para cabelo devem conter apenas 20% de Ceteareth-20.
Assim, no dia 20 de março, a Anvisa liberou a comercialização de algumas pomadas para cabelo que cumpriam os requisitos de uso. A lista autorizada está no site da agência e é atualizada em tempo real.
É importante que todos que trabalham no mercado da beleza (marcas de cosméticos, cabeleireiros, esteticistas etc) chequem a lista de pomadas para cabelo autorizadas para utilizá-las com segurança!
Para se manter atualizado sobre a indústria da beleza, acompanhe o Blog da Stoa Indústria! Confira o novo post e saiba tudo sobre a investigação das pomadas para cabelo.